Tradicionalmente, evitamos comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa. Por isso, pensei numa receita deliciosa para você fazer sucesso no almoço ou jantar deste feriado tão especial. Fonte da Receita: http://www.modaeafins.com.br
Escondidinho de Bacalhau
INGREDIENTES
1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
1 kg de mandioca cozida e amassada
1 creme de leite
1 requeijão
1 cebola grande picada
1/2 vidro de leite de coco
1/2 xícara de azeitonas picadas verde ou preta
200 g de mussarela em fatias ou ralada
Azeite para fritar a cebola
Cheiro verde a gosto
MODO DE PREPARO
Bacalhau:
Em uma panela coloque o azeite e frite a cebola. Coloque o bacalhau, já dessalgado e desfiado e refogue. Acrescente as azeitonas e por último o cheiro verde. Reserve.
Massa da mandioca:
Em uma tigela coloque a mandioca já amassada. Acrescente o requeijão cremoso, o creme de leite e 1/2 xícara de leite de coco. Misture bem e reserve. Em um refratário coloque metade da massa da mandioca, todo o bacalhau refogado e por cima o restante da massa da mandioca. Cubra com a mussarela e leve para gratinar por 20 minutos, coberto com papel alumínio.
Dica da semana
Como demolhar o bacalhau.
Coloque o bacalhau cortado em postas a demolhar com a pele virada para cima, facilita a remoção do sal, num recipiente cheio de água fria, no verão, junte gelo à água ou deixe o bacalhau de molho dentro da geladeira, mude a água frequentemente 2 a 3 vezes por dia.
Não é aconselhável trocar a água até cerca de duas horas antes de começar a cozimento. Se o sal desaparecer demasiado depressa, a água não tem tempo de reintegrar o bacalhau e chega mesmo a produzir o efeito contrário, retirando mais água do que a necessária e deixando o bacalhau ressequido. Por último, não esqueçamos a pele do bacalhau. Nela está o segredo da ligação do molho de muitos pratos.