Com a proximidade do início do ano letivo, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, planeja ações para conscientizar a comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Organizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), palestras com entrega de material informativo serão realizadas em todas as escolas municipais e estaduais a partir do dia 22.
Reunidos na manhã desta quarta-feira, 10, o Secretário de Saúde, Henrique Hermany; o coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues; a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Raquel Rozeno; a Secretaria de Educação e Cultura, Jaqueline Marques; o coordenador da 6ª CRE, Luiz de Moura; e a coordenadora adjunta, Janaína Venzon, definiram os detalhes da ação. As palestras vão acontecer em forma de mutirão do dia 22 ao dia 26 deste mês na rede municipal e do dia 29 de fevereiro ao dia 4 de março na rede estadual de ensino, conforme o início das atividades de cada escola.
A partir do calendário, que será definido pela SMEC e pela 6ª CRE com os diretores dos colégios, equipes da Secretaria de Saúde que estão trabalhando na frente, vão visitar os educandários para orientar professores e alunos sobre as medidas preventivas à proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zica vírus. Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues, a prioridade serão as escolas dos bairros Goiás, Schulz e Centro, que tiveram larvas do inseto detectadas nos últimos dias, para depois serem orientadas as demais instituições, inclusive do interior do município.
As ações nas escolas vem ao encontro do forte trabalho de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti que vem sendo realizado no município. “O aluno é um multiplicador de informação não só na escola, mas na sua família, por isso a importância de conscientizarmos toda a comunidade escolar nessa guerra que travamos contra o inseto”, destaca o Secretário de Saúde, Henrique Hermany.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Santa Cruz do Sul