Muito já ouvimos falar que é de pequeno que se aprende o valor de certas coisas, e baseado nesta perspectiva que a Escola Nice iniciou seu mais novo projeto: o Sustentabil Idade. A escola acredita que o mundo pode ser melhor para todos e que é de pequeno que se aprende sobre essa consciência. Agora a ideia é envolver mais diretamente todas as suas crianças em ações voltadas para a sustentabilidade do nosso planeta.
Andrenise Schaefer, diretora da escola e também psicopedagoga, fala das novas medidas que foram adotadas. “Vamos passar a adotar as toalhinhas de tecido ao invés dos lenços de papel para secar as mãos e o rosto. Também vamos utilizar as garrafinhas individuais ao invés dos copinhos descartáveis nas bombonas dos corredores”, explicou.
“Queremos com o projeto mostrar que para ser sustentável não tem idade, que podemos já na educação infantil fazer atividades que cuidem do meio ambiente, criando brinquedos com material reciclado, economizando água, luz, abolindo copos descartáveis e utilizando folhas de papel dos dois lados, reciclando papel, fazendo hortas e jardins suspensos”, ressaltou a diretora.
Segundo Andrenise, o objetivo deste projeto é formar seres humanos com valores conscientes porque para ser sustentável não tem idade e o exemplo ainda é o que faz uma grande diferença para termos um mundo melhor para todos viverem mais felizes.
Ela conta que a escola tem cerca de 100 alunos, com uma média de idade entre 3 meses a 5 anos. “Temos o total apoio das famílias, colaborando com a reciclagem dos materiais, trazendo garrafas para água, a toalha individual das crianças, plantando flores e árvores na escola”, comentou.
Andrenise revela como foi estruturado o projeto. “A ideia surgiu da necessidade de deixarmos um mundo melhor para as crianças que virão, ensinar desde cedo os valores sustentáveis e vivenciar na prática ações simples, fazem toda a diferença.”
Em relação ao Dia da Criança, ela fala que irão acontecer atividades voltadas para a data. “O presente da escola esse ano será feito de material reaproveitado, incluindo brinquedos e plantas”, finalizou a diretora.