Início Educação Escola Ernesto Alves recebe doações sobre história de seu patrono

Escola Ernesto Alves recebe doações sobre história de seu patrono

EVERSON BOECK
[email protected]

A história sobre a vida do patrono da Escola Ernesto Alves de Oliveira de Santa Cruz do Sul está mais completa. Na manhã de quinta-feira, 17 de maio, Marco Antônio Barneth Oliveira, sobrinho-neto de Ernesto Alves de Oliveira, acompanhado de mais duas sobrinhas do republicano, Dinah Oliveira Saraiva e Nara Oliveira Barão, além de outros familiares, fez uma doação para a escola. O evento também contou com a presença de Ivo José Müller, um dos fundadores da instituição que foi diretor por mais de 20 anos.
Marco Antônio explicou que o interesse em buscar mais informações sobre a história de Ernesto Alves começou quando nas suas viagens para localidades próximas a Santiago descobriu que havia um distrito do município com o mesmo nome do republicano. “A partir daí comecei a buscar a história e procurar dados oficiais sobre a vida dele. Ele foi, logo após a Proclamação da República, o primeiro diretor para o ensino no Estado do Rio Grande do Sul. Acredito que isso equivale ao cargo de secretário estadual de educação hoje”, comentou.
Em relação à história de Ernesto Alves, Marco Antônio destaca a trajetória social e política do gaúcho. “Ele também foi constituinte eleito em 1891, mas assistiu a poucas reuniões porque faleceu naquele ano de tuberculose. Era uma figura que, aos 29 anos, andava a cavalo pelo estado pregando a revolução e abolição, tinha muito valor e merece todo respeito”, argumenta.
Durante a visita, a diretora Elisabete Dreher mostrou as instalações do educandário e relatou um pouco das atividades da instituição. “Tivemos uma surpresa em dezembro de 2011 quando o Marco Antônio apareceu aqui interessado pelo fato da escola ter o nome do seu avô e me questionou se queríamos material sobre o Ernesto Alves. Como não tínhamos quase nada, aceitei de imediato. Me sinto gratificada e emocionada por estar na direção em um momento importante como este”, frisou.
Dentre o material recebido estão certidões de nascimento, casamento e óbito, histórico da pesquisa sobre a carreira de Ernesto Alves de Oliveira e quadros com fotos da casa e jazigo onde ele está sepultado, na cidade de Rio Pardo. “Todo o material é autenticado e ficará exposto na escola para apreciação de todos. Estamos muito felizes com a doação”, observou a diretora. A mesma doação foi feita para o Instituto de Educação Ernesto Alves da cidade de Rio Pardo e para o distrito Ernesto Alves do município de Santiago.

Quem foi Ernesto Alves de Oliveira?

Ernesto Alves de Oliveira (Rio Pardo, abril de 1862 — Porto Alegre, agosto de 1891) foi um advogado, jornalista e político brasileiro. Filho de Manuel Alves de Oliveira e de Rafaela Azambuja, em 1873 mudou-se para Porto Alegre para estudar no Colégio Gomes. Formou-se em 1883, pela Faculdade de Direito de São Paulo, retornando ao Rio Grande do Sul.
Republicano desde o tempo de colégio, foi membro do Partido Republicano Riograndense, deputado federal, diretor de A Federação e inspetor geral da Instrução Pública no Rio Grande do Sul. Foi um dos fundadores do jornal A Federação, onde publicou artigos polemizadores, até 1889. Após a Proclamação da República, foi eleito deputado à Constituinte de 1891.
Faleceu vítima de tuberculose, com 29 anos. Era casado com Francisca Vieira, com quem teve um filho, Manuel Vieira Alves de Oliveira.

FOTOS: EVERSON BOECK

Diretora Elisabete Dreher (D) recebendo a doação do material que conta a
história do patrono da Instituição


Visitantes conheceram as instalações da escola que hoje tem mais de mil alunos