Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
Nesta segunda-feira, 21, inicia a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra 2016. Em sua 16ª edição, a Expoagro fica aberta das 8h às 18h, no Parque da Expoagro Afubra, no km 161 – BR 471, em Rincão del Rey, Rio Pardo. Com entrada franca. A abertura da Feira está marcada para as 9h do dia 21, na entrada do Parque, com a presença confirmada da senadora Ana Amélia Lemos (PP), de deputados e prefeitos e ao mesmo tempo os estandes e as demonstrações já podem ser visitados.
Segundo o coordenador geral do evento, o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, a feira tem o objetivo de promover a diversificação para agricultores através de parcerias com diversas entidades. “Acreditamos que o desenvolvimento regional passa por atividades produtivas e agropecuárias e por isso trouxemos o Corede para o Fórum sobre Diversificação e Atividades Rurais que acontece na segunda”, salienta. A expectativa é de que 80 mil pessoas passem pelo parque durante os três dias da Expoagro.
Sobre a participação das universidades e escolas, o coordenador explica que a Expoagro tem os expositores de empresas privadas de máquinas, de insumos, de sementes, de fertilizantes, as instituições como a Emater, Embrapa, Fepagro, federações, sindicatos, prefeituras e as universidades que têm cursos voltados para os filhos dos agricultores e elas vêm mostrar o trabalho de pesquisa e a contribuição delas para o setor agropecuário da região. “A feira serve como uma vitrine para que elas mostrem sua contribuição aos produtores”, reforça Dornelles.
Destaques da programação
Em 2016 a erva-mate vai ser destaque da feira no Espaço Cultural, com a origem, algumas peças do Museu da Erva-Mate, na Emater, com a certificação da erva-mate, e também o próprio Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), que vai estar tratando das questões técnicas e de mercado da erva-mate. Também ervateiras e a Escola do Chimarrão.
O setor dos animais terá a presença da Associação do Gado Gir Leiteiro. Venda, exposição e julgamento de animais das raças Jersey e Holandesa. Venda e exposição de ovinos, caprinos e aves. O setor da Emater e da Embrapa terá o lançamento de cultivares de batata-doce – BRS Fepagro Viola e BRS Gaita – para produção de etanol, cultivar de amoreira-preta – BRS Xingu -, cultivar de Arroz BRS 358, cultivar de arroz irrigado para culinária japonesa.
Outro destaque de 2016 é o estande do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria com a exposição de energia solar fotovoltaica aplicada ao sistema de irrigação por gotejamento em hortaliças. E também as 150 agroindústrias familiares. Tem queijos, salames, cucas, vinhos, rapaduras, plantas ornamentais, artesanatos. E são vistas como uma forma de mostrar aos agricultores que eles podem produzir e vender seus próprios produtos.
Realização: Comitê Pardo – Local: Auditório
Palestra: A importância da agrometeorologia para produção agrícola, ministrada pela Dra. Amanda Junges, pesquisadora da Fepagro.
Realização: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi) – Local: Sala de reuniões da Casa de Administração
Tema: Cultivo de Oliveiras: azeite e conservas, opções para região fumicultora.
– Ernani Polo – Secretário Agricultura Pecuária e Irrigação do RS (Seapi);
– Clair Tomé Kuhn – Presidente da Emater/RS-Ascar;
– Fernando Schwanke – Prefeito de Rio Pardo, RS.
– Programa PRO-OLIVA/RS – Eng. Agr. Paulo Lipp João (Seapi);
– Integração produtor e indústrias – representantes das empresas Azeite Olivas do Sul e Azeite Prosperato;
– Agroindústria familiar de conservas – Eng. Renato Cougo – Emater/RS-Ascar.
Realização: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – Local: Auditório
Realização: Corede Vale do Rio Pardo, Unisc e Afubra – Local: Auditório
Debate: Integração Regional no Vale do Rio Pardo – projetos de integração com foco no desenvolvimento agrícola da região.