O programa Arise (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação), da Japan Tobacco International (JTI) está em expansão e chega a municípios do Paraná e Santa Catarina, além de ampliar sua presença no Rio Grande do Sul. O objetivo é gerar ainda mais impacto na luta contra o trabalho infantil no campo, tema que tem um dia dedicado apenas a ele: 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
O combate a essa prática desafia a sociedade, que apesar de esforços do setor público e privado, ainda registra números alarmantes: segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças entre 5 e 17 anos se encontravam em situação de trabalho infantil no Brasil, dos quais mais de 70% exerciam alguma função laboral em propriedades rurais da própria família ou empresas do setor agrícola. “Essa luta depende da união de esforços de toda rede envolvida como escola, autoridades de segurança, assistência social, empresas e poder público. Nesses mais de 10 anos de atividades do programa ARISE já foram beneficiadas mais de 5 mil crianças e adolescentes em diferentes iniciativas que passam pelas oficinas e cursos no contraturno nas escolas parceiras”, afirma Coretti La Cava Junior, diretor de EHS & Sustentabilidade da JTI.
O programa da JTI chega neste ano a duas cidades da região de Alto Vale e Planalto Norte de Santa Catarina e a três cidades da região Centro-Sul do Paraná, estados onde ainda não havia ações do Arise.
A JTI expandirá o programa para mais quatro municípios no Centro do Rio Grande do Sul. “Em todas as cidades em que atuamos, contribuímos na prevenção e erradicação do trabalho infantil nas lavouras de tabaco por meio da inclusão, acesso à educação e a geração de renda nas propriedades rurais, além de dar suporte às iniciativas públicas e privadas, com fortalecimento das redes de proteção à criança e ao adolescente”, destaca Marinês.
De 2012 a 2022
878 crianças participaram de oficinas de contraturno escolar
521 crianças se beneficiaram do programa de melhorias de escolas
277 jovens foram treinados no curso de Técnicas Agrícolas e Gestão Rural
744 crianças participaram de atividades de conscientização sobre trabalho infantil
969 professores foram treinados sobre os riscos do trabalho infantil
210 pessoas da Rede de Proteção da Criança e Adolescente capacitadas
29 escolas já se beneficiaram das melhorias oferecidas pelo programa
7 escolas receberam painéis solares (valor economizado com energia é aplicado em oficinas de contraturno escolar)
96 mães treinadas em empreendedorismo e cooperativismo para formar seu negócio
723 mães obtiveram acesso às atividades de geração de renda e investimentos
200 técnicos agrícolas treinados
207 produtores treinados em mecanização agrícola e em informática
163 participantes de eventos para conscientização sobre trabalho infantil
Arise
A Japan Tobacco International (JTI) criou o programa global Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (Arise) em 2011. Com atividades voltadas à educação no contraturno escolar, o projeto já tocou a vida de aproximadamente 5 mil crianças e jovens ao longo de sua existência, com 500 deles participando do programa em 2022.
Ao todo, o Programa Arise no Brasil beneficia os seguintes municípios do Rio Grande do Sul: Vale do Sol, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires, Agudo, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete – levando conhecimento aos jovens e à rede capacitada, além de ensinar novas fontes de renda para melhorar as condições das famílias e das comunidades. Ibarama, Segredo, Arroio do Tigre e Sobradinho também são municípios que foram impactados pelo ARISE. Em 2023, a meta é expandir para os Estados de Santa Catarina e Paraná.