Ana Souza
[email protected]
Alunos, pais, professores e diretores da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira estarão integrados para a retomada do Ernestão, os jogos de integração do educandário. A abertura das atividades é nesta quinta-feira, 25, às 19 horas, no ginásio da instituição. As equipes Floriano Peixoto, Ernesto Alves e Santa Cruz estão se esmerando para a apresentação. O evento é uma realização da direção junto com o Conselho Escolar e o Círculo de Pais e Mestres.
A emoção está tomando conta da escola antes mesmo da abertura do evento do Ernestão. “Imagina a hora de visualizar tudo que os estudantes estão preparando. Estão caprichando muito”, observa a diretora Janaína Venzon. “Nosso objetivo é integrar a comunidade escolar nas atividades esportivas e culturais, formando uma competição saudável, baseada em atitudes éticas, de respeito e de colaboração. Que eles possam aprender se divertindo”, frisa.
Os jogos Ernestão pretendem incentivar a criatividade, a disciplina, a organização e o planejamento dos estudantes. “Haverá basquete, vôlei, futsal e xadrez nas modalidades masculino e feminino. A gincana terá tarefas culturais, pedagógicas e de raciocínio lógico, além do quiz com as tipologias do ensino e 100 questões para responder”, explicou Janaína.
O Ernestão envolve estudantes desde o ensino fundamental ao médio. “Através deste evento é que os alunos mostram seus talentos e criatividade. É o aprender de uma forma diferente. Os turnos manhã, tarde e noite estão inseridos. Cada equipe deverá apresentar sua mascote, com alegoria surpresa, aliado ao grito de guerra e um vídeo; criar a bandeira da equipe e um slogan”, revelou a diretora.
Na abertura, as equipes apresentarão também uma dança da Xuxa e a caracterização da Família Addams. No sábado, haverá a tarefa gastronômica com a confecção da pizza Ernestone. “Enfim, será o despertar das habilidades e competências de cada estudante”, reforça Janaína. As atividades prosseguem até o dia 2 de setembro com a escolha da rainha – há 30 candidatas – e do gato da escola – concorrem 15 meninos.