Ana Souza
[email protected]
Com muita euforia, os gritos das torcidas ecoaram no ginásio da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira na noite de sexta-feira, 2. O encerramento dos Jogos de Integração e Gincana Ernestão lotou o espaço com a presença de estudantes, pais, professores e autoridades. Além do resultado, a noite também contou com a escolha da rainha e do gato do educandário, quando 30 meninas e 13 meninos desfilaram para a avaliação do corpo de jurados.
A programação contou com vários momentos. Primeiramente, o desfile coletivo das candidatas e dos candidatos. Em seguida, homenagens para as mães das presidentes das equipes Floriano Peixoto, Ernesto Alves e Santa Cruz, que receberam do diretor da Chef Gourmet de Santa Cruz do Sul, Caio Pellegrini, um curso de gastronomia.
A diretora da escola, Janaína Venzon, exaltou os estudantes que confeccionaram um painel com as mascotes. “Desenhos impecáveis e que mostram o talento dos nossos alunos. O Ernestão representou a união da comunidade escolar. Fizemos um chamado e todos compareceram. Acredito que trouxe muito mais aprendizagem para nós, os estudantes aprenderam brincando e se divertindo. Todos se dedicaram e tiveram um grande desempenho por suas equipes. Que a gente possa continuar em 2023 com o Ernestão, que mostrou os verdadeiros protagonistas: os estudantes”, frisou.
Na sequência, candidatas e candidatos desfilaram com o uniforme da escola e trajes de festa. Depois, individualmente, para avaliação do júri. As vencedoras foram: Amanda de Oliveira Faust como rainha; Ana Júlia Machado, 1ª princesa; Eduarda Schwengber, 2ª princesa; Theodora Glesse, simpatia; e Eduarda Leindecker, destaque. Entre os meninos foram eleitos: João Álvaro Vargas dos Passos, 1° gato; Enzo Filipo Gomes, 2° gato; Vinícius Sulzbacher Correa, 3° gato; Vinícius Augusto Frantz, simpatia; e Cauã Jackich Schwin, destaque.
Após a entrega dos bótons e faixas, foram divulgados os vencedores do Ernestão. Em terceiro lugar ficou a equipe Floriano Peixoto, com 1.727 pontos; em segundo, a Santa Cruz, 1.820; e a Ernesto Alves somou 1.943 para ser a campeã. As presidentes Amanda de Oliveira Faust (Floriano), Eduarda Kessler Muller (Santa Cruz) e Manuela Reis (Ernesto) receberam os troféus.
Manuela ingressou na Escola Ernesto Alves em 2020, tendo competido agora em seu primeiro Ernestão. “Para mim foi uma grande alegria participar e o Ernestão é bem significativo. Aprendi muito nesses dias e conheci vários estudantes. A equipe trabalhou sempre junto e o resultado não poderia ser outro”, vibrou.