Na tarde desta terça-feira, (31/5), foi realizado um treinamento com o efetivo do Pelotão de Operações Especiais do 23º Batalhão de Polícia Militar com intuito de qualificar a equipe quanto ao uso dos equipamentos de Controle de Distúrbio Civil, objetivando manter os profissionais em plena capacidade de utilização da tropa em eventos que exijam tal destreza.
A capacitação foi ministrada pelo Instrutor de Tiro Policial e Comandante da 4ª Cia do 23ºBPM, Capitão Rodrigo Righes Sartori, realizada no Parque de Eventos, segmentada em dois momentos um teórico aonde os equipamentos foram apresentados e outro prático, foram simuladas situações de combate real com o uso dos equipamentos próprios, como capacetes, escudos, armamento individual, vários tipos de granadas, além do exercício de técnicas de Tiro Policial.
O Pelotão de Operações Especiais teve sua fundação dia 21 de agosto de 2002, oriundo da Patrulha Especial, carinhosamente nomeada pela população e meios de comunicação da região como “BOINAS PRETAS”, o qual na época pertencia ao extinto Destacamento Especial de Santa Cruz do Sul.
Dentre as funções do Pelotão de Operações Especiais estão o apoio diário as sub-áreas da 1ª e 2ª Cias localizadas na Sede do 23º Batalhão de Policia Militar e aos demais 21 municípios sob a responsabilidade territorial do Batalhão. Atua conforme designação do Comandante em ocorrências de grande vulto e repercussão social nas quais exijam um efetivo de pronto-emprego e com maior poderio bélico.
Os Policiais Militares do POE são preparados para agirem nas mais diferentes situações, somado ao tirocínio policial adquirido no trabalho diário, o Pelotão de Operações Especiais, têm obtido relevantes resultados tanto na prisão de foragidos, tráfico de drogas, recuperação de veículos furtados e prisões por roubo e furtos de todas as modalidades. Todas essas atividades têm contribuído para que os índices de criminalidade se mantenham estabilizados, promovendo a toda sociedade uma melhor qualidade de vida, baseada no espírito de fraternidade e cooperação defendidas pela Brigada Militar.