Início Esportes Equipe de basquete feminino treina em Santa Cruz

Equipe de basquete feminino treina em Santa Cruz

Mel joga no União Corinthians e já compete desde pequena

Grasiel Grasel
[email protected]

Nesta semana a cidade está sediando os treinos da Seleção Gaúcha sub-15 de Basquete feminino, na sexta-feira no ginásio do Colégio Mauá e no sábado no Esporte Clube União Corinthians. Das 28 jogadoras convocadas, 9 são atletas do clube santa-cruzense e de seu projeto Meninas do Basquete, as demais são de diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Osório, Candelária, Guaporé, São Leopoldo e outras.
O técnico da seleção, Reginaldo Soares, explica que o Meninas do Basquete tem preparado diversas jogadoras para o sucesso nos campeonatos estaduais e sul-brasileiros. O projeto que é aberto a meninas de 12 a 17 anos já é realizado pelo União Corinthians há cinco anos. “Essas meninas vêm sendo campeãs gaúchas desde os 13 anos. São tri-campeãs, então há uma boa base nessa categoria aqui da cidade”, conta Soares.
A preparação das meninas vem sendo especialmente para o Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete Feminino Sub-15, que acontece em novembro. “Fazer um treino de seleção com 28 meninas de todo o estado é um grande incentivo para novas meninas”, diz Reginaldo, que também explica que ter uma seleção dessa categoria é importante para fomentar o basquete feminino como um todo, pois ele trabalha com dificuldades e, por vezes, fica à sombra das categorias masculinas. 
Quando possível os pais também tentam acompanhar o treino das filhas, como é o caso de Vanderlei Bosco, pai de Manuela Bosco, de 13 anos, que disputa um campeonato pela seleção gaúcha pela primeira vez. “Elas levam muita coisa pra vida. A gente acompanha a família do pessoal que treina e os pais falam que os filhos mudaram o comportamento em casa, dormem melhor, têm mais respeito”, explica o auxiliar técnico do time local da filha, o Richmond Basquete de Guaporé, que viajou da cidade natal para vê-la treinar.
Mel Porto Bonatto, de 15 anos, compete desde os 5 e no ano passado foi campeã pelo UniCo no Campeonato Gaúcho de sua categoria. Ela já participou de três sul-brasileiros e incentiva as meninas que estão pensando em aderir ao esporte, “é uma maneira de se sentir bem, conhecer novos amigos, e o basquete é um dos esportes que mais te traz isso. Essa vivência que a gente tem, de campeonatos e rotina é pesada, mas ao mesmo tempo é gratificante” conta a jovem.