EVERSON BOECK
[email protected]
A Comissão Eleitoral do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul (CEDM/RS), vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), está realizando hoje, 23, às 9 horas, na Câmara Municipal de Vereadores em Santa Cruz do Sul, a eleição regional de entidades não-governamentais que vão compor o Conselho Estadual. Na oportunidade será homologada as entidades locais que estão inscritas e habilitadas a representar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em nível estadual, no caso a Cooperativa Uniforte e a Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul.
A presidente do CMDM, Susana Teresinha Gaab, considera uma vitória uma entidade que faz parte do Conselho Municipal representá-lo no Estado. “Além de ser uma das representantes do município, a Cooperativa Uniforte é constituída somente por mulheres. Será uma experiência maravilhosa para elas como cooperativadas e para nós como conselho. Estamos muito felizes porque é mais uma força que se adquire para Santa Cruz e esta é a primeira vez que entidades locais fazem parte do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher”, ressalta.
Susana acredita que a participação de entidades santa-cruzenses representando o CMDM possa facilitar a inclusão de demandas na pauta estadual. “Sem dúvida serão levadas ao conhecimento do governo estadual nossas propostas, dificuldades e sugestões. Tentaremos, ainda, obter recursos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. É um grande benefício para o município”, considera.
A Uniforte é uma cooperativa de artigos de vestuário e complementos, que nasceu com objetivo de gerar trabalho e renda para moradores do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul. Uma das cooperativadas, Liane Teresinha Franco de Lima, faz parte da entidade desde sua criação em 2009. “Sempre participamos das ações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e acreditamos que teremos um crescimento muito grande como entidade e como cooperadas neste novo desafio”, comenta.