Ricardo Gais
[email protected]
O modelo de Distanciamento Controlado que entrou em vigor no dia 11 de maio, após seis rodadas de atualizações, sofreu algumas alterações nesta semana. Isso porque quatro regiões entraram para a bandeira vermelha (risco alto) e tiveram seus setores econômicos praticamente todos parados, como o comércio. Tal situação levou os prefeitos das regiões a debaterem o assunto com o governador Eduardo Leite, na segunda-feira, 15, para que estas macrorregiões tivessem a classificação reduzida para laranja (risco médio).
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na terça-feira, 16, o governador anunciou mudanças na sistemática de anúncio e confirmação das bandeiras do Distanciamento Controlado. Neste novo modelo, o processo de coleta e divulgação dos dados será antecipado, para assim, poder ser aberto pelo governo um prazo para que as regiões questionem a nova classificação que receberem.
Até a última rodada do Distanciamento Controlado, as coletas de dados eram na sexta, os cálculos das bandeiras eram feitos e divulgados no sábado para entrarem em vigor na segunda-feira. Agora, com as mudanças, ocorrerá da seguinte maneira: na quinta-feira será feito a coleta de 11 dados indicadores – que não sofreram alterações – pelo governo estadual, para que na sexta-feira possam ser realizados os cálculos, divulgação das bandeiras e assim, abrir prazo para os municípios apresentarem recursos no caso de alguma contestação, até as 8 horas da manhã de segunda-feira.
Na segunda pela manhã, o Gabinete de Crise irá analisar os recursos apresentados e no período da tarde será divulgado o mapa definitivo. As novas regras e bandeiras passam a vigorar sempre na terça-feira e não mais na segunda-feira como acontecia.
Conforme o governador, o modelo é inovador e foi desenvolvido a partir de inúmeras referências, não tendo algo similar que possa orientar na operação. “Estamos aprendendo com o funcionamento, semana a semana, conversa a conversa. Este processo de ponderação e diálogo tem nos levado a calibragens, deixando o modelo ainda mais forte e confiável, com a possibilidade de promover um aprimoramento constante das suas regras. Por isso, anunciamos uma mudança na governança do modelo”, afirmou o governador.
Leite também salientou a importância de municípios e hospitais terem cuidado e atenção no lançamento dos dados e informações no sistema que embasa os cálculos. “É fundamental que os dados representem exatamente aquilo que estão vivenciando nas cidades. As informações precisam estar bem apuradas e respaldadas para que possamos rodar o modelo com precisão e ter uma estratégia realmente efetiva de enfrentamento ao coronavírus”, disse o governador.
As mudanças anunciadas serão gradualmente incluídas na sétima rodada do modelo, que ocorre neste sábado, 20, mas o prazo para que as regiões entrem com recurso já será aberto até segunda-feira, 22. Com isso, a atualização no mapa será válida somente a partir da terça-feira, 23. Na semana posterior, o novo modelo entra totalmente em vigor, antecipando a coleta de dados, o cronograma de divulgação e ampliando o prazo de recurso.
Mudanças no Distanciamento Controlado
Quinta-feira
Será feita a coleta de dados.
Sexta-feira
Cálculo dos dados e divulgação das bandeiras. Municípios podem entrar com recursos.
Segunda-feira
Manhã: Até as 8 horas prazo máximo para municípios apresentarem divergências nos números. Gabinete analisa recursos.
Tarde: Será divulgado o mapa definitivo.
Terça-feira
Início da vigência do novo mapa.