Início Educação Ensino | Protagonistas do conhecimento

Ensino | Protagonistas do conhecimento

A 6ª CRE realiza hoje a sexta edição da Mostra Regional de Projetos Escolares

Evento vai reunir trabalhos de todos os níveis escolares ao longo do dia em um dos pavilhões do Parque da Oktoberfest
Arquivo/RJ

Lucca Herzog
[email protected]

Pelo número e variedade de trabalhos produzidos, parece que a VI Mostra Regional de Projetos Escolares vem realmente mobilizando e engajando alunos na construção de conhecimento. Para o titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a metodologia de projetos facilita a aprendizagem, e é uma ferramenta pedagógica multi e interdisciplinar que possibilita maior envolvimento na cultura, na pesquisa e na investigação.

“Essa metodologia vem ao encontro das necessidades da sociedade, e possibilita o protagonismo estudantil”, explica. “O estudante é o próprio formador de seu aprendizado, e o professor é o mediador. De tudo aquilo que brota do interesse do aluno, começa a ter um aprendizado diferente, que faz sentido pra ele, com mais significado. É o desejo do aluno que está ali.”

Promovida pela 6ª CRE, a nova edição da Mostra tem, ainda assim, um tema norteador: “Sustentabilidade e Tecnologia Para Transformar”, como apresenta Luiz Ricardo. “Entendemos que estamos olhando por um mundo melhor, onde há uma conscientização, respeitando o meio ambiente, a sustentabilidade, olhando as tecnologias, mas não abusando do nosso planeta. O mundo precisa que nosso jovem consiga levar que a questão do meio ambiente tem que ser vista com outros olhos. Não dá para enxergarmos tanto desmatamento, ou, em nome de uma tecnologia, de um desenvolvimento, ignorar determinadas coisas”, enfatizou o coordenador.

Primeiras etapas

A primeira etapa (local) da mostra foi realizada em nove municípios diferentes: Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires e Vera Cruz. Em Santa Cruz, duas escolas sediaram as mostras de projetos. O primeiro momento aconteceu no dia 12 de junho no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado e teve como participantes, além do educandário anfitrião: EEEB Estado de Goiás, EEEF Bruno Agnes, EEEF Felippe Jacobs, EEEF Gaspar Batholomay, EEEM Nossa Senhora da Esperança, EEEF Nossa Senhora de Fátima, EEEM Alfredo José Kliemann e EEEM José Mânica.

Já no dia 20 de junho, o evento foi sediado na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich, em que participaram também as seguintes escolas: EEEM Ernesto Alves de Oliveira, CE Monte Alverne, EEEF Petituba, EEEM Professor Affonso Pedro Rabuske, EEEF Professor José Wilke, EEEM Nossa Senhora do Rosário, EEEM Santa Cruz, EEEF Sagrada Família e, do município de Sinimbu, EEEM Frederico Kops.

O acompanhamento das exposições ficou a cargo da 6ª CRE, que tem como coordenador o professor Luiz Ricardo Pinho de Moura. A equipe de avaliadores dos projetos foi integrada pelos seguintes assessores pedagógicos: Mariluci Prestes Moraes Trinks (coordenadora), Graziela Maria Lazzari, Margaret Carvalho Rodrigues, Juliano Ferreira, Lilian Santos e Lisete Nascimento.

Abertura oficial

Hoje, a partir das 8 horas, será realizada a abertura oficial da VI Mostra Regional de Projetos Escolares, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, e vai envolver, durante o dia inteiro, as escolas da rede estadual dos 18 municípios da região de abrangência da 6ª CRE: Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Com 300 professores e estudantes diretamente envolvidos, espera-se em torno de 700 pessoas presentes no evento.

De 96 propostas exibidas, apresentadas por estudantes e professores orientadores, 30 serão destaques regionais e três – um projeto dos anos iniciais, um dos anos finais e um do ensino médio – vão ser selecionadas pela comissão avaliadora para representar a 6° Coordenadoria Regional de Educação na Mostra Científica de Projetos do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em novembro, em Porto Alegre.

Confira os trabalhos selecionados nas mostras de Santa Cruz do Sul, e que estarão presentes na Regional

 Anos Iniciais – Hortaliças cultivadas na horta escolar e seus benefícios – EEEF Sagrada Família

 Anos Finais: Desconstruindo ConsCIÊNCIA – Valorizando o Conhecimento Científico Negro – EEEF Felippe Jacobs
Meliponário escolar: educação a partir da preservação das abelhas nativas sem ferrão – EEEF Sagrada Família
Bola na Rede: produção de redes esportivas a partir do reuso de garrafas pet – EEEF Sagrada Família

 Ensino Médio: Incluitech – EEEM Santa Cruz
Inovar em prol da sustentabilidade: reutilizando eletrônicos – CE Monte Alverne
Automatizando o conhecimento: horta, irrigação e automação – CE Monte Alverne
Procuro-me – EEEM Frederico Kops
Aprendendo a empreender – EEEM Frederico Kops
Education Well-being – EEEM Frederico Kops
Vivenciando os Povos Originários do Brasil – EEEM José Mânica