Cinnamon rolls, ou enroladinhos de canela, são famosos nos blogs de culinária. É uma daquelas receitas boas que, simplesmente todo mundo acaba fazendo e divulgando! Esses pães enroladinhos de canela são muito famosos nos Estados Unidos, principalmente em Washington e Nova Iorque. Mas, eles são originários da Suécia, onde são chamados de Kanelbulle. Datam da década de 20 do século passado, ganhando fama quando existia alguma escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial. Em 1999, foi instituído, na Suécia, o dia do kanelbulle (“kanelbullens dag”), sendo celebrado anualmente no dia 04 de outubro.
Enroladinhos de Canela
INGREDIENTES
Massa
5 xícaras (chá) de farinha de trigo (600g)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina sem sal
2 ovos (separe uma gema para pincelar)
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água
2 tabletes de fermento para pão
reserve água e farinha de trigo à parte
Pasta
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina sem sal
1 colher (sopa) rasa de canela em pó
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque a água, uma colher rasa de açúcar e mexa. Esfarele o fermento e espere de 10 a 15 minutos até espumar. Coloque a farinha até formar uma papa, sempre mexendo bem. Acrescente os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. Abra a massa em retângulo, na espessura de aproximadamente 1 cm. Passe a pasta por toda a superfície da massa e enrole como um rocambole. Corte em pedaços com cerca de dois dedos de largura. Coloque em uma assadeira (não precisa untar) com intervalos de um dedo de distância.
Pincele as rodelas com a gema de ovo separada. Deixe descansar de 20 a 30 minutos para crescer. Leve ao forno pré-aquecido (200°) por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.
Dica da Semana
Segredos para Massa com fermento biológico:
Nunca coloque toda a farinha pedida na receita, dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos, e da qualidade da farinha essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais(dura).
As mãos úmidas ou cheias de massa também podem confundir e dar a impressão que está faltando farinha no pão, mas, basta estar com as mãos limpas, bem secas e, principalmente, totalmente enfarinhadas, que você vai notar a diferença nas próximas massas que fizer.
Para iniciar uma massa, devemos inclusive começar a mexer com um garfo, e depois que passarmos para uma superfície enfarinhada uma espátula envolta em farinha é melhor, deixe para usar as mãos enfarinhadas, é claro só mesmo no final de sovar.
A água ou leite, que é pedido geralmente morno, deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente ele destrói o fermento, e consequentemente a massa não vai crescer.