Início Cultura Encontro | Santa Cruz sedia o 4º Congresso Estadual das Academias de...

Encontro | Santa Cruz sedia o 4º Congresso Estadual das Academias de Letras

Programação inicia hoje, com presença de escritores e do Quarteto de Cordas da Ospa

Reprodução/RJ

Lucca Herzog
[email protected]

Santa Cruz do Sul sedia, a partir de hoje, o 4º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul. São aguardados escritores membros de entidades de diversas regiões gaúchas para uma série de atividades, tendo como sede o auditório do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região (Sindibancários), na Rua 7 de Setembro, 489, no Centro.
O congresso será concluído no sábado, 23, ao meio-dia, com a divulgação da Carta de Santa Cruz do Sul, e a posse festiva de novas Diretorias, tanto da ARL quanto da Alesc. Como apoiadores culturais, o Congresso conta com Sindibancários, SindiTabaco, Unisc, PaisaMundy, IECLB – Comunidade do Centro e Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Programação

O evento está sendo organizado pela Academia Rio-grandense de Letras (ARL), sediada em Porto Alegre, em conjunto com a anfitriã, a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc). Com o lema “Construindo memória e aproximando distâncias”, a programação desta edição conta com palestras, mesas com exposições de temas diversos e debates. Também haverá lançamentos de livros, como o volume especial alusivo ao próprio congresso, cuja coordenação e organização coube aos escritores e professores Marli Silveira e Ruben Daniel Méndez Castiglioni.
Hoje, às 19h30, haverá atração cultural aberta ao público, com apresentação de Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na Rua Venâncio Aires, no Centro. Embora dirigido a acadêmicos das diversas instituições no Estado, e a escritores em geral, o evento é aberto ao grande público, que poderá acompanhar gratuitamente palestras e atividades.

Legado e integração

Sobre a expectativa da recepção a escritores de todas as regiões gaúchas, a escritora Marli Silveira, da Comissão Organizadora, salienta a importância desse evento para a cidade e a região: “Quando começamos a organizar o 4º Congresso das Academias, pelo menos dois pontos fundamentais orientavam nossa tarefa: o legado das edições anteriores e o desejo de promover a integração das Academias. Foi com base nessa tarefa, exigente e ao mesmo tempo necessária, que pautamos a presente edição do Congresso. De um lado, repercutindo a memória como mote do 4º Congresso, não apenas no sentido da celebração da continuidade e de olhar retrospectivo, como vislumbrar o seu trânsito com e no próprio presente, assegurando o caráter implicado do gesto do acontecimento”.
Marli ainda afirma que a organização da primeira edição dos Anais do evento é uma iniciativa que visa apontar caminhos e consolidar a trajetória do Congresso das Academias, para assegurar os meios e uma programação capaz de constituir canais de cultivo de proximidade literária e acadêmica entre as Academias de Letras. “Construir memória e aproximar distâncias, eis os motivos que nos mobilizarão nos dias 22 e 23 de novembro de 2024.”