Início Cultura Encontro do Jazz | Livraria Iluminura prepara noite com o grupo Privilege...

Encontro do Jazz | Livraria Iluminura prepara noite com o grupo Privilege Jazz

Evento ocorre nesta quinta-feira, 18, celebrando o Dia Internacional do Jazz

Divulgação

Lucca Herzog – [email protected]

A Livraria & Cafeteria Iluminura, celebrando a música e o Dia Internacional do Jazz, convida para um encontro com o grupo Privilege Jazz, na noite do dia 18, quinta-feira. A ideia é dar um passo inicial na difusão da cultura do gênero musical na cidade, criando um espaço favorável à sua apreciação.

O Privilege Jazz, grupo santa cruzense que se prepara para retomar suas apresentações ao vivo, atualizou um repertório que, para quem entende do assunto, é um prato cheio. E, para quem ainda não é iniciado, um cardápio de curiosidades rítmicas. “Faremos releituras de temas”, revelou o músico Diego Maracci, “tanto de jazz quanto de latin jazz e samba jazz. Estão presentes no repertório Miles Davis, Herbie Hancock e Chick Corea. Terá, também, temas de músicas contemporâneas pop, com uma releitura nossa, de música instrumental, com aquelas pitadas de jazz”.

Para Diego, a iniciativa, que surgiu de uma conversa entre amigos com um gosto em comum, não deixa de representar um avanço na cena da música local, que ainda não tem uma cultura própria do jazz. “Não tem nada de grandioso, nada de megaevento, mas é um evento em que a essência do que é o jazz está preservada”, comentou a organizadora Simone Bencke, que plenejou um cenário especial para receber os amantes dessa música. “Ajudamos pelo gosto musical. Com isso, envolvemo-nos para dar uma ambientação, tornar o ambiente agradável para as pessoas que gostam dessa linguagem poderem se sentir bem, aconchegados pra ouvir essa música. É um estilo muito próprio, que faz o tempo tomar outra dimensão. O jazz faz com que o tempo tenha outra dimensão. Quando ouvimos o jazz, nós vamos pra dentro desse tempo”.

A livraria abre suas portas para a audiência às 19 horas, e os músicos apresentam-se por volta das 20 horas. Os ingressos são limitados; há apenas 50 lugares, nos valores de R$ 80 cada. Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (51) 98123-3655.

Mas, afinal, qual a importância do jazz?

O Dia Internacional do jazz é celebrado em 30 de abril, e foi criado pela Unesco. Tem como objetivo lembrar da contribuição do gênero musical para a promoção e valorização de diferentes manifestações culturais ao longo da história. Surgiu em Nova Orleans, no século XIX, associado à luta pela liberdade e pela abolição da escravatura dos Estados Unidos da América.

A palavra “jazz” provavelmente surgiu nas ruas, como uma gíria. Somente em 1915, já no século XX, o jazz foi reconhecido como gênero musical. Originalmente, era uma fusão de dois estilos populares da comunidade negra: o ragtime e o blues. Sua sonoridade característica é marcada pela criatividade e improvisação, a partir de ritmos sincopados e variados. Entre os grandes fenômenos do jazz estão Miles Davis, Chick Corea, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane e Louis Armstrong.