Um encontro de mulheres rurais ocorreu nesta quinta-feira, 18, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STAF) de Santa Cruz do Sul. O evento teve como objetivo discutir o empoderamento feminino da mulher no campo.
Cerca de 20 mulheres, líderes comunitárias de várias localidades, estiveram presentes. Segundo a assistente social do Sindicato, Salete dos Passos Faber, os municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras, estavam representados.
Entre as convidadas para passar orientações sobre o tema estavam a Coordenadora do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Janaína Freitas, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Raquel Schneider, e representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada Franciele Stadtlober. A coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Solange Basso, também prestigiou o evento.
Na avaliação de Janaína Freitas, o encontro com as trabalhadoras rurais teve por objetivo esclarecer sobre a rede de proteção e os serviços oferecidos ao público feminino. “Este encontro nos proporciona chegar onde as pessoas não têm acesso a muitas informações. Como ativistas na causa da mulher, levando esclarecimentos estamos empoderando nossas trabalhadoras rurais”, afirmou.
Quem gostou do encontro foi a aposentada Mariane Staub, de Linha Alto Paredão, interior de Santa Cruz do Sul, que coordena os encontros da terceira idade em sua localidade. “É muito importante estarmos aqui, para levarmos para nossas comunidades este apoio a outras mulheres que precisam de nossa ajuda”, finalizou.