EVERSON BOECK
[email protected]
Um estudo feito pelos secretários da saúde dos municípios da região foi apresentado pela 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) durante o encontro do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale) e da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), na manhã da última quinta-feira, 21, no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O relatório apresentado alerta da necessidade de mais 315 leitos clínicos para o atendimento dos pacientes pelo Sistema Único da Saúde (SUS). Além disso, existe um déficit de 86 leitos na área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O presidente do Cisvale e prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, o qual presidiu o encontro, adiantou que uma comissão técnica deverá visitar os municípios e avaliar as condições de estrutura dos hospitais. Depois, essa comissão elaborará um documento com todas as questões levantadas no encontro e entregá-lo ao secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni. “O que precisamos agora são soluções imediatas para que nossos pacientes não precisem sair da região para serem atendidos”, destaca.
No estudo apresentado pelo coordenador da 13ª CRS, Paulo Augusto Gomes, os maiores desafios também estão relacionados à demanda reprimida de cirurgias (eletivas, urgência/emergência e média e alta complexidade) e traumatologia de emergência. Outras questões apontadas são a ampliação de exames 100%, gestantes de alto risco, cirurgias de alta complexidade oftalmo, serviço de reabilitação física, intelectual, motora e ocular, ampliação do serviço de oncologia, regionalização da Samu, regulação de leitos, instalação de UPAs e COAP.
Hospital dos Passos
Para ampliar a capacidade de leitos na região em referência de urgência, emergência e traumatologia, o presidente do Cisvale, Fernando Schwanke, sinaliza o Hospital dos Passos, em Rio Pardo, como um dos mais viáveis por ser um dos quatro maiores da região e ter estrutura física que comporta a demanda. A prefeita Rosane Petry, de Vera Cruz, sugeriu que se fizesse um levantamento da estrutura ociosa em todos os hospitais da região. Schwanke determinou que fosse feito este levantamento até o dia 7 de março, quando este documento deve ser apresentado ao secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, que deve estar em Venâncio para a inauguração dos leitos de UTI, no HSSM.
Eleição
A eleição da nova diretoria da Amvarp foi marcada para o dia 7, em Venâncio Aires. O encontro deve ocorrer antes da inauguração dos leitos da UTI do HSSM, durante uma reunião almoço, em local a ser definido. A prefeita Rosane Petry deve ser a sucessora do ex-prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen.
A comitiva da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) fez a divulgação e o convite para a Expoagro, que ocorre entre os dias 20 a 22 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, aproveitou para confirmar que o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp vai estar no evento no dia 22. “Na ocasião queremos ver com o ministro a possibilidade de atrairmos Centros Vocacionais Tecnológicos para a nossa região”, observou.
EVERSON BOECK
Reunião do Cisvale e a 13ª CRS alertou os municípios da região para a
defasagem de vagas nos hospitais
Soluções a curto, médio e longo prazo
CURTO PRAZO (Cerca de 6 meses)
Ampliação do serviço de oncologia do Hospital Ana Nery nas áreas de cabeça e pescoço oncológicos, uro onco, gastro onco e procto onco, previsto para março; ampliação de exames 100%, também previsto para março; regionalização das ambulâncias da Samu, cujo prazo já está esgotado; a inauguração de 10 leitos da UTI adulto do Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, previsto para março; além da inauguração da UPA Cruzeiro, que deve ocorrer até o início do segundo semestre.
MÉDIO PRAZO (Aproximadamente 2 anos)
Referência em alta complexidade oftalmológica, em Agudo; ampliação de novos leitos de UTI nos hospitais Santa Cruz, Ana Nery e São Sebastião Mártir; ampliação de leitos clínicos nos hospitais Santa Cruz, Ana Nery; nova referência regional em urgência e emergência e traumato de emergência e o Projeto-piloto cobertura de 100% em ESF para Santa Cruz financiado pela Secretaria de Saúde do Estado.
LONGO PRAZO (Mais de dois anos)
Regulação de leitos; implantação do Hospital de Pronto Socorro e UPA em Santa Cruz, o COAP e implantação do Serviço de Reabilitação Física, Intelectual, Motora e Visual.
EVERSON BOECK
Fernando Schwanke, prefeito de Rio Pardo
e presidente do Cisvale