Diácono Dirceu Quinot
Você sabe a diferença entre a alegria e a felicidade?
A alegria é feita de momentos curtos de contentamento enquanto que a felicidade é um estado permanente e mais duradouro de contentamento.
E é pela felicidade que todas as pessoas esperam. Cada um de nós a busca em alguém ou em algo, mas nem sempre encontra, talvez porque buscamos em lugares e de forma errados. Nos frustramos e ao invés da felicidade, nos acompanham a infelicidade.
Quero compartilhar uma estória de um homem que vivia muito infeliz. Seus problemas o atormentavam, seus sonhos teimavam em não se realizar e seus relacionamentos eram um desastre. Então, ele resolveu procurar um grande sábio que lhe ensinasse o segredo da felicidade.
– Há uma pessoa muito poderosa que tem o dom de fazer feliz àqueles que lhe agradam, disse-lhe o sábio. Quando alguém a trata bem, essa pessoa atende aos seus desejos e lhe dá paz e felicidade. E eu soube, de fonte segura, que esta pessoas estará passando pela sua cidade, ainda esta semana.
– E como poderei reconhecer essa pessoa? Perguntou o homem.
– Esta é a grande questão, respondeu o sábio. Ela sempre viaja disfarçada, testando a bondade das pessoas. Mas se você for atencioso com todos os que cruzarem o seu caminho, não terá como errar. Ela se agradará de você e lhe concederá o que deseja.
Durante uma semana, aquele homem procurou fazer o bem a todos que encontrou. Parou para conversar com os idosos, teve paciência com as crianças e auxiliou os pobres em suas necessidades. Foi, até mesmo, mais amoroso com seus amigos e inimigos (quem sabe, o indivíduo milagroso não estaria observando?). E assim, ele foi, aos poucos, esquecendo dos seus problemas, pensando menos em si mesmo, e se envolvendo com seus semelhantes. E a tristeza que o atormentara por tantos anos foi se desfazendo até desaparecer.
– Você está com uma aparência melhor, disse-lhe o sábio ao encontrá-lo uma semana depois. Encontrou aquele que tem o dom de fazer os outros felizes?
– Sim, respondeu o homem com um sorriso. Eu o encontrei em cada uma das pessoas com quem me importei. Encontrei-o em mim mesmo, pois me dei conta de que, enquanto pensava só em mim, fabricava minha própria tristeza. E o encontrei, principalmente, em Deus, que abençoa quem se dispõe a ser bênção. Entendi o significado das palavras de Cristo: “Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber” (Atos 20:35).
O sábio se afastou, satisfeito. E pensou consigo próprio o quanto ele próprio era feliz.
Assim como o homem e o sábio muitas pessoas encontraram a verdadeira felicidade, não em coisas nem mesmo pessoas, mas em ações bem concretas de solidariedade e amor ao semelhante, pois é mais fácil ser feliz quando nos dispomos a ir ao encontro do outro ao invés de esperar que o outro venha até nós.
Fiquem com a benção de Deus e o desejo de muita felicidade. Amém.
Agenda:
Sábado, 19/05
14:30h – Culto Linha Sete
15h – Culto Alemão Bom Pastor
18:30 – Culto Gustavo Adolfo e após Jantar Baile
Domingo, 20/05
9h – Culto João Alves
9:15h – Culto Bom Pastor com Santa Ceia
9:30 – Culto Centro com Santa Ceia
19:30h – Espírito Santo, Culto Semana de Oração pela unidade dos Cristãos.
Quarta-feira, 23/05
19:30h – IELB Centro, Culto Semana de Oração pela unidade dos Cristãos.