Desde a noite de sexta-feira, 18, até a noite deste domingo, 20, Santa Cruz do Sul viverá na essência o amor ao Rio Grande do Sul. A grande final do 35º Encontro de Artes e Tradição (Enart) já começou e está lindo de ver a movimentação no Parque da Oktoberfest. Os primeiros grupos já se apropriaram dos espaços e estão dando um espetáculo a parte, desde o aquecimento até a apresentação nos palcos das Forças A e B. A energia é indescritível e a alegria pode ser vista no sorriso de cada um dos participantes neste que é considerado o Enart da retomada.

A tradicional chama crioula, retirada na catedral Metropolitana de Santa Maria, e gerada da vela da primeira missa da Romaria de Nossa Senhora Medianeira, chegou ao parque às 16h30, de sexta-feira, sendo recebida pela diretoria do MTG, coordenadores, conselheiros, prendas, peões e público de diversas partes do Rio Grande do Sul.

Na noite de sexta-feira, 18, divididos em dois blocos, 16 grupos na Força A e 16 na Força B buscaram a classificação para a finalíssima de domingo. A partir das 11h40 deste sábado, 19, mais três blocos de oito grupos disputaram as vagas. Além das danças tradicionais, também ocorreram classificatórias nas modalidades individuais como intérprete vocal, declamação, trova, chula, danças gaúchas de salão e instrumentais.

Entre as novidades da 35ª edição estão o ingresso solidário, que dá 50% de desconto no acesso ao parque para quem doar um brinquedo novo, e o Enart na Comunidade, que consiste em apresentações variadas em frente à catedral e desfile temático. Conforme a diretoria do MTG, a intenção é aproximar o evento da comunidade e permitir que o público conheça e participe do evento.

E na manhã deste sábado, 19, o amor ao Rio Grande desfilou pela Marechal Floriano. Com sorrisos estampados no rostos e muita alegria os tradicionalistas demonstraram o que podemos esperar de mais uma edição do grandioso evento. O desfile tomou conta das quatro quadras, iniciando na esquina do Banco Santander, próximo à Catedral São João Batista e seguindo até a Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Adultos e crianças mostraram a valorização pela cultura gaúcha.

O Enart é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da 5ª Região Tradicionalista, Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS) e Internet Amigo, apoio cultural da Phillip Morris, patrocínio da Fruki, Cervejaria Bellavista e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, e Financiamento do Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, novas façanhas na cultura. (Parte das informações da Assessoria de Imprensa do Enart)