Início Sem categoria Enart é a elevação da cultura gaúcha

Enart é a elevação da cultura gaúcha

Alyne Motta – [email protected]

Um intercâmbio cultural. Assim é o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece todos os anos, reunindo tradicionalistas dos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Em sua 27ª edição, há 16 anos tem sua fase final realizada em Santa Cruz do Sul, mostrando uma parceria forte.
E este ano não será diferente. Realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), juntamente com a 5ª Região Tradicionalista, o município se prepara para receber mais de 3 mil participantes, de 16 a 18 de novembro, fortalecendo o sentimento de amizade.

Alyne Motta

Parcerias fazem fase final do Enart ser realizada pela 16ª vez em Santa Cruz do Sul

O lançamento oficial ocorreu na noite de quarta-feira, 29 de agosto, na Bierhaus e contou com a presença de autoridades e convidados, bem como novidades. No feriado, 15 de novembro, o MTG comemora seu aniversário, realizando no município o Tchêncontro Estadual da Cultura Gaúcha.
Conforme o coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira, ser sede dos dois eventos mostra a grandiosidade do município. “Será uma grande satisfação receber a todos e não mediremos esforços para isso. Nossa cultura precisa ser valorizada, e o Enart é um dos grandes responsáveis dela se manter viva”, declarou.

Alyne Motta

Luiz Clóvis Vieira: Enart valoriza a cultura gaúcha

Assim como no ano passado, o tradicionalista Jorge Rohr será o coordenador do evento, acompanhado de Armando Gewehr. “O Enart tem suas necessidades, assim como os competidores e visitantes, que serão recebidos da melhor forma nesses três dias de evento”, garantiu Jorge Rohr.

PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO
Considerado um dos maiores eventos de arte amadora da América Latina, o Enart traz, a cada ano, mais de 40 mil pessoas para o município. Conforme a secretária municipal de Governo, Marla Hansen, Santa Cruz do Sul é terra de povo alemão, mas com sangue gaúcho.
“Há 16 anos firmamos uma parceria, provando um vínculo de confiança que, com toda certeza, se manterá por muitos anos. O Enart é patrimônio do município”, declarou Marla Hansen. “Mais uma vez receberemos a todos com aquela amizade, apego e achego, tradicional do gaúcho”, acrescentou a secretária.

Alyne Motta

Marla Hansen: evento é patrimônio do município

Casa dos gaúchos, vindos dos quatro cantos do estado, e até mesmo de fora, o Enart tornou-se guardião dos costumes gauchescos. Segundo o presidente do MTG, Erival Bertolini, como sempre é feito, o município será mais uma vez abraçado pelo Rio Grande do Sul.
“Os competidores esperam e ensaiam o ano todo para chegar a Santa Cruz do Sul, eles se identificam com o município. Sabemos que não é fácil, mas temos pessoas qualificadas e apaixonadas pelo que fazem”, declarou Bertolini, dando o pontapé inicial para as atividades.

Alyne Motta

Erival Bertolini: Competidores se identificam com o município

COMISSÃO EXECUTIVA
Presidente do Enart: Erival Bertolini (51) 8594 9991
Vice-presidente de Eventos: José Gelso Miola (51) 8594 9994
Coordenador do Enart: Jorge Rohr (51) 9701 5516
Vice-coordenador do Enart: Armando Gewehr (51) 9995 3287
Alojamento: Claudio Roberto Mariani (51) 9731 0466
Acampamento: Paulo Roberto da Silva Cardoso (51) 9517 5680

Tradicionalistas rumo à inter-regional do Enart

Hoje e amanhã, 1º e 2 de setembro, Santa Vitória do Palmar recebe a primeira fase inter-regional do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart). De lá, saem os classificados para a fase final do evento que acontece em Santa Cruz do Sul, nos dias 16 a 18 de novembro.
Entidades tradicionalistas, que passaram pela fase regional, estão com seus representantes em 23 modalidades, sendo consideradas principais as danças tradicionais Força A e Força B. Santa Cruz do Sul e a 5ª Região Tradicionalista (RT) se fazem representadas em diversas modalidades.

Rolf Steinhaus

CTG Lanceiros de Santa Cruz participa da Força A

Rolf Steinhaus

CTG Rincão da Alegria também representa o município na Força A