O Verão registra altas temperaturas durante o período da estação. Para combater o calor, nada melhor do que ficar em um ambiente climatizado. E a atenção não é só para a área residencial, mas também para as empresas que atuam na área industrial e comercial.
Há um ano e meio em Santa Cruz do Sul, a Sadoski Refrigeração e Climatização tem seu foco voltado para a assistência de equipamentos nas áreas industrial e comercial. “Prestamos assistência em ar-condicionados, câmaras frias e balcões refrigerados. Já prestamos serviços para supermercados, entre eles o Miller, Rede Vivo, Super Alegria, Back (de Vera Cruz), entre outros. Na área de postos de gasolina fizemos a parte de refrigeração. Instalamos também centrais e splits, já fizemos atendimentos na capital Porto Alegre, Canoas e região do Vale do Rio Pardo”, explica Guilherme Sadoski Trindade.
Foi através da experiência de 15 anos no ramo, adquirida em empresas nas quais trabalhou em Camaquã e São Paulo, que Guilherme, em parceria com a sócia Leila Ferreira, três funcionários e uma atendente, fundaram a empresa que está há um ano e meio em Santa Cruz do Sul.
Guilherme Sadoski, que é Técnico em Refrigeração, enfatiza que o mercado está em expansão. “Por seis anos e meio trabalhei com assistência de climatizadores em fumageiras e a área de instalação de ar-condicionado sempre teve um retorno rápido.”
Fotos: Ana Souza
O Técnico em Refrigeração, Guilherme Sadoski, mostra um dos
aparelhos de ar-condicionado Komeco com 60 mil BTUs
INSTALAÇÕES
Durante o Verão há muita procura pela colocação de ar-condicionado para refrescar os ambientes. “Dobra a procura pelos equipamentos, mas, quanto à manutenção, existe o ano todo.”
Existem várias questões a serem observadas para o melhor funcionamento dos equipamentos. “Tem que haver cuidado com a procedência do aparelho e a indicação do instalador, que este tenha tempo de experiência no mercado. Outro cuidado é quanto a carga de gás, esta já vem no aparelho. Atenção também deve ser dada aos vazamentos que se tornam a maior causa das manutenções e que agridem a camada de ozônio; a umidade no sistema e com a bomba de vácuo.”
No Verão, com o uso frequente, é necessário a limpeza dos filtros – sempre com técnico especializado. “Os aparelhos residenciais devem ter o filtro limpo uma vez por mês utilizando-se água, sabão ou um detergente comum. O aparelho pode ser lavado após um ou dois anos de uso.”
Bomba de vácuo é um dos ítens que devem ser observados
para o melhor desempenho dos aparelhos durante o Verão