EVERSON BOECK
[email protected]
Um dos momentos mais esperados para as empresas gaúchas que participam do sistema de avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e concorrem ao prêmio acontece nos dias 16 e 17 de julho. Nestes dois dias, na Fiergs, em Porto Alegre, será realizado o 13º Congresso Internacional da Gestão, a 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e a 2ª edição do Prêmio Inovação, os quais, juntos, devem reunir mais de oito mil participantes.
Desde o dia 28 de junho até o dia 6 de julho, representantes do Comitê Regional do PGQP em Santa Cruz do Sul, estão visitando empresas e os veículos de comunicação locais para divulgar o evento e o os 15 anos do comitê. Dilvani Heuser, presidente do Comitê Regional, e Luciano Mueller, coordenador de avaliação, estiveram no Riovale Jornal e explicam como funciona o PGQP e seus processos. Este ano, conforme Dilvani, quatro empresas de Santa Cruz do Sul estão concorrendo ao prêmio, porém ainda não podem ser divulgadas.
CONGRESSO E A SUSTENTABILIDADE
Ao completar 20 anos, o PGQP está promovendo um grande evento para os participantes do programa. Com o tema “Sustentabilidade Plena: Gestão Global, Conhecimento e Ações Inteligentes”, será realizado nos dias 16 e 17 de julho o 13° Congresso Internacional da Gestão. Especialistas internacionais e grandes lideranças do Brasil farão palestras que debaterão o assunto.
Conforme a presidente do Comitê Regional de Santa Cruz do Sul, Dilvani Heuser, um dos pontos abordados será a questão do crescimento dos sistemas sociais e ambientais (do qual o crescimento econômico depende) através das atitudes que podem gerar melhores condições de mercado que atendam as necessidades dos indivíduos e da sociedade. “Este é o maior evento do mundo na área da Qualidade da Gestão. Teremos a participação de pensadores nacionais e internacionais”, considera.
Ações práticas que contribuem para a sustentabilidade plena serão promovidas pelo PGQP durante o evento. A novidade neste ano é a iniciativa Eco Ponto PGQP: estarão disponíveis a todos os participantes urnas para o descarte correto de lixo eletrônico, como celulares, baterias, monitores, peças de computador e resíduos tecnológicos em geral. São parceiros nesta ação o Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) e a empresa Trade Recycle. E como já ocorreu na edição do ano passado, as emissões dos gases causadores do efeito estufa emitidos com as atividades do encontro, como o deslocamento de veículos, consumo de energia e descartes de resíduos, serão neutralizadas por meio do plantio de árvores. A iniciativa será realizada a partir de uma parceria entre o PGQP e o Weinmann Laboratório.
OSCAR DA QUALIDADE
No dia 17, à noite, se realiza a cerimônia de reconhecimento às premiadas na 17ª edição do Prêmio Qualidade RS, considerado o “Oscar da Qualidade”. Em 2012, são 131 candidatas entre organizações de pequeno, médio e grande porte, dos diversos segmentos da economia gaúcha, que concorrem a Medalhas de Bronze e aos Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Este ano, conforme Dilvani, quatro empresas de Santa Cruz do Sul estão concorrendo ao prêmio.
Um dos destaques de 2012 é o recorde no número de candidatas ao Troféu Ouro. São 20 organizações, o maior número na história da distinção, o que revela o quanto o Estado tem avançado na melhoria da gestão. A cerimônia será às 19h do Centro de Exposições da Fiergs, com entrada franca.
O Prêmio Qualidade RS, criado em 1996 pelo PGQP, viabiliza às vencedoras visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas, preconizadas nos conceitos internacionais do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). É considerado um dos mais importantes do Brasil, devido ao rigoroso método de avaliação e à grande adesão de participantes.
15 ANOS DO COMITÊ REGIONAL
Os 15 anos do Comitê Regional do PGQP em Santa Cruz do Sul serão comemorados na noite de 2 de agosto com um jantar no Restaurante do Quiosque. De acordo com Dilvani, integrante do Comitê desde sua criação, este evento, em nível local, é uma premiação e reconhecimento às empresas da região de abrangência do comitê que participam dos sistemas de avaliação, do prêmio e/ou que fizeram o termo de adesão do PGQP.
Dilvani avalia que desde o início do Comitê Regional até hoje houve um grande avanço na comunidade local. “Começamos de uma forma muito tímida e tivemos que fazer uma mobilização enorme para que as empresas conseguissem inserir o termo ‘qualidade’, o que na época quase não era conhecido. Com o tempo muitas organizações começaram a participar, concorrer ao prêmio e isso permitiu uma evolução muito grande do PGQP no município”, analisa.
Para Luciano Mueller, coordenador de avaliação do Comitê Regional, uma das principais dúvidas das organizações ao assinarem o termo de adesão é onde o cliente vai perceber os resultados depois do processo. “A qualidade acontece de dentro para fora, mas, ao recebermos este questionamento, respondo que a maior diferença será na melhoria do produto e da empresa e não simplesmente um selo de documentação”, argumenta.
Ao longo de 15 anos, o Comitê Regional do PGQP possui 207 termos de adesões de empresas locais. Neste ano, 17 organizações participam do sistema de avaliação. As cidades abrangidas pelo comitê, além de Santa Cruz do Sul, são Candelária, Vera Cruz e Rio Pardo.
GRUPOS DE ESTUDO
No dia 5 de junho, na sede social da Associação Comercial e Industrial (ACI), aconteceu a primeira edição do Café da Manhã da Qualidade este ano. O encontro, promovido pelo Comitê Regional do PGQP, apresentou à comunidade o novo Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado (SAGS), além de deliberar sobre a formação dos grupos de estudos sobre ferramentas de gestão e informações sobre os critérios de avaliação do programa.
Luciano Mueller, explica que os grupos de estudo têm a finalidade de fazer com que as organizações pensem mais nas estratégias de gestão do que na execução de tarefas. “Esta é a maior dificuldade inicial das empresas e esta ação vem a preencher uma lacuna entre a teoria e a prática. Vamos auxiliar as empresas que já participam do sistema de avaliação e desmistificar a metodologia do programa para as interessadas”, comenta.
Além de oferecer capacitação para os empresários implementarem o programa em suas organizações, os grupos, através de troca de experiências, vão analisar os oito critérios de avaliação: 1) liderança; 2) estratégias e planos; 3) cliente; 4) sociedade; 5) informações e conhecimento; 6) pessoas; 7) processos; 8) resultados. Em cada encontro um critério será estudado.
DIVULGAÇÃO RJ
Empresas aguardam o momento mais esperado do ano: o reconhecimento
no Oscar da Qualidade. Na foto, Senac trazendo o Troféu Prata para Santa Cruz
ATAÍDES SOUZA
Em 2011, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também foi
agraciada ao conquistar a categoria Medalha
ROLF STEINHAUS
Dilvani Heuser, presidente do Comitê Regional, e Luciano Mueller,
coordenador de avaliação, entregando material de divulgação do PGQP
ao repórter do Riovale Jornal