Início Geral Empreendedores rurais recebem certificados

Empreendedores rurais recebem certificados

Everson Boeck – [email protected]

A busca pela qualificação de empreendimentos também é forte no interior de Santa Cruz do Sul. A Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer realizou na tarde de segunda-feira, 11, a entrega para um grupo de grupo de empreendedores rurais da Rota Germânica de Rio Pardinho e do Roteiro Caminhos da Imigração de 12 certificados de participação no 7º módulo do Programa de Turismo Rural e no curso de Associativismo.
Segundo a turismóloga e idealizadora da iniciativa, Silvane Frantz, os cursos são realizados através de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Prefeitura e o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul. Além disso, o ato representa o término de um módulo e o início de outro.
O módulo “Comandando e organizando a cozinha rural” aconteceu durante o mês de agosto de 2011 e a entrega ocorreu, na abertura do 8º módulo, segunda-feira, intitulado “Os segredos da boa culinária rural”, no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest. Esta etapa iniciou segunda-feira e encerra hoje. Os participantes tiveram atividades teóricas e práticas. “Até o final do ano queremos realizar mais dois módulos, encerrando a programação do curso”, enfatiza Silvane.

Rolf Steinhaus

Entrega dos certificados também marcou o início do 8° módulo do curso

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Ênio Knak, enalteceu a parceria com o Sindicato Rural e o Senar. “É essa união de esforços que nos assegura o êxito de alcançar novos caminhos para que o turismo cresça e se desenvolva cada vez mais em Santa Cruz do Sul”, disse.
Silvane acredita que os participantes podem crescer em vários aspectos. “Eles saem daqui mais aptos a receber melhor seus clientes, se preocupando mais com seu espaço físico, organizando e aproveitando melhor sua gastronomia, logística do local e uma série de outros pontos”, enfatiza. Para ela, os empresários, desde o início do curso em 2010, estão mais integrados entre si e no seu contexto. “Os empreendedores em si não acreditavam muito no potencial do turismo local. Hoje eles participam de eventos regionais, inclusive. Estão dispostos a comercializar em outros eventos seus produtos e motivam outras pessoas a participarem dos módulos”, avalia.
Um dos participantes, Dalvo Inácio Schmidt, proprietário do Sítio Sete Águas, localizado na Boa Vista entrada São Martinho, 2° Distrito do interior de Santa Cruz do Sul, afirma que o crescimento do empreendimento é notório depois da realização dos módulos. “Ampliamos e melhoramos a estrutura do local. Com isso, o número de clientes aumentou e o reconhecimento por parte da comunidade também”, destaca.