Avenida e Caxias empataram em 1 a 1 neste sábado, 17 de março, na partida de ida das quartas de final pelo Campeonato Gaúcho, em Santa Cruz do Sul, no Estádio dos Eucaliptos. Terça-feira, 20 de março, acontece a segunda partida entre os dois times, no Estádio Centenário em Caxias do Sul, definindo quem avança à semifinal.
Pelo gol marcado fora de casa, o Caxias tem a vantagem do 0 a 0 para se classificar. Se houver repetição do 1 a 1, a decisão irá para os pênaltis. A partir de 2 a 2, 3 a 3 em diante, a vaga ficará com o Avenida. Quem vencer a segunda partida, obterá a classificação.
Os gols da partida deste sábado aconteceram no primeiro tempo. Aos 23 minutos, Diego Miranda abriu o placar para o Caxias. Aos 39, Claudinho, de cabeça, após escanteio cobrado por Alexandre, deixou tudo igual.
No segundo tempo, quando o jogo se encaminhava para o final, o árbitro Anderson Farias marcou pênalti para o Avenida, sofrido por Alexandre. Porém, ao consultar seus colegas de arbitragem, Farias voltou atrás na decisão, gerando indignação ao time do Avenida. O jogo ficou paralisado, a Brigada Militar entrou em campo para conter a confusão, e na retomada da partida, o jogo encaminhou-se para seus últimos minutos, terminando em 1 a 1.
Após a partida, diante da “volta atrás” do árbitro na marcação do pênalti que poderia dar a vitória ao Periquito, o técnico do Avenida, Fabiano Daitx, disse que o time jogará muito motivado na segunda partida contra o Caxias, na terça-feira. “Vamos fazer um esforço maior do que fizemos hoje (sábado, 17)”, disse Daitx. “Vamos com a faca nos dentes”, completou o técnico. “Vamos jogar quando tivermos a bola, e vamos defender muito quando estivermos sem a bola”, assegurou Daitx.