Início Educação Em Santa Cruz | Reunião pedagógica inicia o ano letivo do Verde...

Em Santa Cruz | Reunião pedagógica inicia o ano letivo do Verde é Vida

Encontro destacou a importância das ações em prol do meio ambiente

Além da entrega de distinções para as escolas destaques, foram divulgados os números da Bolsa de Sementes e do Programa de Recolhimento de Óleo Saturado
Luciana Jost Radtke

Professores dos municípios de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz estiveram reunidos na manhã de quarta-feira, 1º, na sede da Afubra, para a primeira reunião pedagógica do ano letivo 2023 do Verde é Vida, da Região de Atuação Santa Cruz do Sul.

Ao dar as boas-vindas, o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, destacou a importância de ações em prol do meio ambiente e agradeceu a parceria de escolas e municípios. O secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado, ao agradecer a Afubra pelo Verde é Vida, enalteceu a abrangência das atividades realizadas. “Tudo passa pela educação; se não passar, vai voltar para ser repensado. E é muito bom começar com as crianças que, muitas vezes, nos mostram o correto”, disse Wagner.

As atividades da manhã foram conduzidas pela equipe do Verde é Vida – coordenador-geral Adalberto Huve, coordenador pedagógico, José Leon Macedo Fernandes, coordenador operacional, Márcio Guimarães, e a assessora administrativa, Vivian Padilha Nardi. Foram divulgados as datas, temas e ações que serão realizadas pelo Verde é Vida junto com suas escolas parceiras, durante este ano.

Além da entrega de distinções para as escolas destaques, foram divulgados os números da Bolsa de Sementes e do Programa de Recolhimento de Óleo Saturado (veja ranking abaixo). No segundo, a instituição que mais coletou óleo em 2022 foi a Associação Diocesana Santa Cruz do Sul (Asdisc). A representante recebeu um cheque-bônus no valor de R$ 2.628,00, que pode ser trocado por mercadorias nas lojas da Agro-Comercial Afubra Ltda.

O professor José Leon revelou que, a partir deste ano, o valor que será pago pelo litro de óleo saturado às escolas e instituições parceiras passa a ser de R$ 1,00. “É uma forma da Afubra valorizar, ainda mais, o trabalho em prol do meio ambiente realizado pelos nossos parceiros, com o nosso apoio”. Já com relação Bolsa de Sementes, há 20 anos, o objetivo é a educação ambiental, a conscientização da importância da preservação da mata com espécies nativas. O resultado da Bolsa de Sementes depende de critérios técnicos estabelecidos pela Universidade Federal de Santa Maria, que incluem a qualidade, a raridade e a quantidade de espécies de sementes coletadas.

Ao longo de 2022, foram coletados 89.966,50 litros de óleo saturado por 368 parceiros em 83 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.