Início Geral Em Santa Cruz | 3ª Parada da Diversidade coloriu e alegrou o...

Em Santa Cruz | 3ª Parada da Diversidade coloriu e alegrou o Centro

Evento iniciou durante a tarde, na Rua Marechal Floriano, e seguiu até a noite na Praça da Bandeira

Prefeita Helena agradeceu aos organizadores e participantes da festa

Com o tema “Amor, Família e Respeito”, aconteceu no domingo, 21, a 3ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul – evento que se tornou símbolo das lutas pela defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ no município. A concentração começou no início da tarde, na Rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira, e seguiu até a noite. No anoitecer, ainda foi feita uma caminhada pela cidade, puxada por um trio elétrico e regada de alegria e difusão das cores das bandeiras que representam a diversidade. Apresentações de bandas de rock, pop, pagode, drag queens, teatro e performances de dança, assim como os pronunciamentos de autoridades e ativistas, foram marcados por pedidos de respeito a todas as pessoas, independentemente de gênero, classe, raça ou orientação sexual.

De acordo com o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, mais de 20 cidades estiveram envolvidas, entre visitantes, artistas, apoiadores e patrocinadores. No Palco da Diversidade, ao lembrar das dificuldades para a realização da 1ª Parada, em 2019, Ruben comemorou os avanços de lá para cá, que somente foram possíveis, segundo ele, pelo incentivo da Prefeitura e do Governo Estadual. “Santa Cruz do Sul é a primeira cidade do interior a ter uma coordenadoria específica da diversidade graças à coragem, à determinação e à empatia da prefeita Helena Hermany”, garantiu. Na visão dele, “Santa Cruz é respeito e amor”.

Aplaudida várias vezes durante seu pronunciamento, a prefeita afirmou que trabalha muito para que o município seja um espaço onde todos e todas vivam bem, em paz, respeitados e com oportunidades iguais. Ela agradeceu aos organizadores e participantes da festa, destacou a importância do apoio das famílias e finalizou seu discurso dizendo: “tenho a certeza de que cada um e cada uma de vocês já passou por muita dificuldade e merece respeito, merece ser feliz, merece oportunidades para progredir, expandir e se tornar a pessoa que quiser ser”.

Programação contou com diversos atrativos no domingo

Os enaltecimentos à prefeita devem-se, principalmente, ao fato de ela ter criado, durante seu primeiro ano de gestão, em 2021, o Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ e, no ano seguinte, a Coordenadoria Municipal da Diversidade. Durante a 2ª Parada, no ano passado, Helena recebeu o título de madrinha da diversidade e reafirmou seu compromisso de cuidar de todas as pessoas que vivem em Santa Cruz do Sul. Nesta 3ª edição, ela passou a faixa ao Coordenador Estadual da Diversidade, Daniel Morethson, escolhido para ser padrinho da diversidade de 2023.

Em sua fala, Daniel relatou que Santa Cruz do Sul foi o primeiro município a assinar o termo de adesão à Rede e ao Pacto Estadual da Rede de Proteção à População LGBTQIA+ e realiza uma das paradas mais importantes do RS, sendo a primeira cidade a receber o trio elétrico por incentivo financeiro do Governo do Estado. “Aqui, estamos iniciando um novo trabalho de conscientização e respeito a nós, pessoas LGBTs, porque Santa Cruz do Sul tem compromisso com as vidas LGBTs e suas famílias”, celebrou.

No município, a Parada da Diversidade é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social. Convidada para se pronunciar na abertura do evento, a titular da Pasta, Roberta Pereira, disse que “assim como qualquer outra pessoa, as pessoas LGBTs têm pais, mães, trabalham, geram emprego, renda, e precisam ser mais valorizadas”. Ela avaliou que Santa Cruz do Sul é uma cidade que abre espaços para a diversidade e para a inclusão social, mas ponderou que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a garantia de igualdade a todos e todas.

O evento foi realizado pela Angel Produções e correalização da Ong Desafios, com patrocínio da Prefeitura Municipal e apoio do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ (Comudi) e de empresas privadas.