A Vigilância Sanitária registrou sete notificações por descumprimento do decreto municipal apenas entre a última segunda-feira e essa quinta, 9. Desde o início das ações, em março, já foram 1.177 notificações.
Conforme a Vigilância, 389 locais foram fiscalizados esta semana. Desses, um foi autuado. O número de fiscalizações desde março chega a 19.521 e o de autos de infração, a 191.
Saiba a quem e como denunciar irregularidades durante a pandemia
Desde que passou a receber denúncias de descumprimento do decreto municipal, em 22 de março, a Vigilância Sanitária já registra 4.753 relatos de irregularidades. Apenas nesta semana foram 37. Recentemente, após conversas com representantes de órgãos de segurança e trânsito do município, foi definido que a população também poderá denunciar determinadas situações à Brigada Militar, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana. Uma aba foi criada no site da Prefeitura com exemplos de casos e para quem relatar cada um deles. Veja abaixo:
Veja para quem e como denunciar cada situação:
As denúncias poderão não ser verificadas imediatamente, tendo em vista que seguirão os fluxos de demandas dos órgãos.
Jogos de futebol ou outros esportes em condomínios e quadras esportivas para locação: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.
Cheguei no mercado, o estabelecimento está lotado: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.
Realização de bingos, tanto na cidade quanto no interior: ligue para a Brigada Militar, no 190.
Vi um ônibus lotado ou com pessoas sem máscara: ligue para a Secretaria de Transportes, no número 3715-3611, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Fora desse horário, denuncie para a Vigilância Sanitária.
Vi uma pessoa sem máscara na rua: ligue para a Brigada Militar, no telefone 190.
A loja não dispõe de álcool gel na entrada para os clientes: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.
Os atendentes da loja não utilizam máscaras: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.
Tem uma festa de aniversário na casa do meu vizinho: denuncie à Brigada Militar, pelo número 190.
No meu condomínio, estão realizando eventos no salão de festas: quando ocorrerem entre as 8 horas e a meia-noite, as denúncias podem ser feitas diretamente para a Vigilância Sanitária, pelo contato 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp. Após esse horário, a Brigada Militar deve ser acionada (190).
Tem uma aglomeração de pessoas em frente a uma distribuidora de bebidas: ligue para a Brigada Militar, no 190.
Passei por uma praça (no Centro ou no bairro) e vi aglomeração: ligue para a Guarda Municipal (153) para dissipar o grupo.
Presenciei aglomerações em vias públicas (Avenida do Imigrante, loteamentos etc.): ligue para a Brigada Militar, no 190.
O que compete a cada órgão:
Brigada Militar: aglomerações em residências, pessoas sem máscara nas ruas, eventos em residências, eventos em condomínios (entre a meia-noite e as 8 horas da manhã), aglomerações em frente a distribuidoras de bebidas, aglomerações em vias públicas (Avenida do Imigrante, loteamentos etc.), realização de bingos, entre outros. O atendimento é 24 horas.
Guarda Municipal: aglomerações em praças. O atendimento é 24 horas.
Secretaria de Transportes: ônibus lotado ou pessoas sem máscara dentro de ônibus. O atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta. Fora desse horário, informe à Vigilância Sanitária.
Vigilância Sanitária: locais sem álcool gel disponível para clientes, atendentes de estabelecimentos sem máscaras, eventos em condomínios (das 8 horas à meia-noite), futebol em condomínios ou quadras esportivas e movimento em supermercados. O atendimento é das 8 horas à meia-noite, inclusive sábados e domingos.
Telefones para denúncias:
Guarda Municipal: 153
Brigada Militar: 190
Vigilância Sanitária: 51 99529-3026 (com opção de WhatsApp)
Secretaria de Transportes: 3715-3611