Lucca Herzog
lucca@riovalejornal.com.br
Vem aí a primeira edição do Festival de Canto Coral de Santa Cruz do Sul, iniciativa que promete encantar o público e fortalecer ainda mais a arte no município. Como forma de dar visibilidade aos artistas da região e proporcionar um momento de integração com grupos e professores de todo o país, o evento acontecerá durante o feriado de Corpus Christi, nos dias 19, 20 e 21 de junho, com amparo da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Colégio Marista São Luís e da Universidade de Santa Cruz.
Como antecipa o músico Gustavo Sehnem, idealizador do evento, a programação conta com dois encontros de corais, além das oficinas ministradas por músicos convidados. “Serão oferecidas oficinas pela manhã e à tarde, e os encontros de corais ocorrerão à noite”, explica. Na noite de Corpus Christi, na quinta-feira, 19, o evento terá um repertório religioso e será realizado na Catedral São João Batista. Na sexta, 20, haverá uma oficina de regência coral e outra dirigida especialmente para novos cantores, além do segundo encontro de corais. Fechando a programação, no sábado, 21, estão previstos a oficina para coralistas e o show do Ordinarius, grupo de canto do Rio de Janeiro.
Sehnem observa que o coral e a cultura têm, por essência, a união das pessoas, a comunidade que canta em prol de algo. Analisando a programação, o músico salienta sua diversificação, combinando diferentes estilos de canto e demonstrando que o coral não precisa ter um gênero ou público definido. “Queremos mostrar que o canto coral não tem fronteiras: podemos fazer um coral que canta pop, samba, erudito”, constata.
As inscrições para participar das oficinas e dos encontros são gratuitas, mas as vagas são limitadas. São feitas por formulários do Google, disponibilizados pelo perfil do festival @Festcoralsantacruz no Instagram, onde também estão dispostos os respectivos regulamentos.
Programação
•Oficina para coralistas
A primeira fica por conta de Augusto Ordine, regente e diretor musical do grupo Ordinarius, e Maíra Martins. Ordine é formado em Música e Educação pela UniRio; em Regência pela Pró-Arte, sob orientação do maestro Carlos Alberto Figueiredo; e pós-graduado em Pedagogia Vocal pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Maíra, também integrante do Ordinarius, é regente, professora de canto e pós-graduada em Pedagogia Vocal pela FASM.
•Oficina para regentes
Será orientada pelo maestro Marcio Buzzato. Bacharel em Regência Coral e Composição Musical pela Ufrgs, com pós-graduação em Regência pela Facec, ele foi professor de Regência e Canto Coral na Ufrgs e na UFSM, e esteve à frente de grupos expressivos, como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, o Coral Porto Alegre, o Coral da Ufrgs, o Madrigal do Departamento de Música do Instituto de Artes Ufrgs, o Coro de Câmara UFSM e o Coral de Meninas de Bom Principio. Atualmente, é regente do Coral e do Coro de Câmara da PUCRS e do Coro da URI-Erechim. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Regentes de Coros, representando a região sul do Brasil.
•Oficina para novos cantores
Destinada a pessoas que desejam ter a vivência de soltar a voz em um ambiente acolhedor, com a tutoria de um profissional experiente, além de aprender sobre técnicas e história do canto coral. Será ministrada por Gustavo Sehnem, conhecido regente de diversos corais de Santa Cruz do Sul e um dos principais cantores da região. Ele é licenciado em Música e pós-graduado em Regência Coral Infanto-Juvenil pelo Centro Universitário Claretiano e formado em Regência Coral pelo Pronatec. Estudou com Phillip Lawson, Patrícia Costa, Mara Campos e outros nomes da regência coral e técnica vocal. É regente e preparador vocal do Coral e do Coro Masculino da Afubra, do Coral Municipal e do Coral Municipal Infanto-Juvenil de Vale do Sol.
•Show de encerramento
Com 15 anos de existência, o grupo vocal Ordinarius já lançou oito CDs e realizou diversas apresentações no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Foi agraciado com o prêmio Profissionais da Música na categoria Grupo Vocal em 2018 e 2023.