Início Geral Em época de Enart 'uma cidade de lonas'

Em época de Enart 'uma cidade de lonas'

Ângela Letícia Mann
[email protected]

Coordenador dos acampamentos, Paulo Cardoso (ao lado das bandeiras), recebe os visitantes e orienta quem vai acampar

Como já é de costume, famílias e amigos se reúnem em acampamentos no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, alguns dias antes do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e aguardam ansiosos.  A 33ª edição do evento terá início na noite desta sexta-feira, 16 e encerra no domingo, 18 com a divulgação dos resultados.
Conforme Paulo Cardoso, coordenador dos acampamentos, “nós iniciamos a marcação dos acampamentos dia 6 de novembro, a partir das 8 horas da manhã, e vai até o dia do evento”. Hoje o evento reúne uma média geral de 230 acampamentos, ainda temos lugar para mais uns 50. “Estou em luta para conscientizar exatamente o pessoal que vem, a demarcar aquela área que necessita, e também para tirar os ônibus de dentro do Parque. Mais não posso tirar, pois muitas entidades necessitam do transporte. Eu gostaria que os ônibus fossem lá para o Parque de Eventos, por exemplo, pois onde estaciona um, eu posso colocar 10 barracas. Agora imagina 30 aqui dentro, tira muitos lugares que as pessoas poderiam se acomodar”.
Segundo Paulo, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) produziu um regulamento que era entregue na portaria.  “Todos pegavam, mas ninguém o cumpria, como, por exemplo, as placas expostas nas árvores com pregos, judiam a natureza, a gente se preocupa com o meio ambiente, e como não pode ter fogo no chão, todos trazem sua churrasqueira para que isso não aconteça. Então o mais importante é ajudar o município a preservar o meio ambiente”, reforça.
“Nós temos em média 3 mil barracas no mínimo, pode passar, mas não vai diminuir.  A expectativa  é que  3.200 barracas sejam  montadas em todo o espaço, até o fim de semana. Nosso parque se transforma numa cidade de lonas”, ressaltou Paulo.

Luíz Silva e sua família estão acampados desde domingo no parque

O contabilista Luís Silva conta que já acampa no parque há 10 anos, mas neste ano montaram o acampamento no domingo, 11 de novembro. “O Enart significa a manutenção das tradições, um encontro de amigos, já conhecemos todo o pessoal, aproveitamos para nos reunir, fazer festa, conversar, brincar, é bem bacana”, disse ele.

 de Santo Ângelo para prestigiar o evento

Já César Farias vem de fora para prestigiar esse grandioso evento, ele chegou dia 14 em torno das 14h30 da tarde, veio de Santo Ângelo, e participa da entidade GTF Coronel Aparício Borges, 3ª Região Tradicionalista. Ele conta que o grupo de danças chega hoje, quinta-feira e vai se apresentar no sábado. “Eu e minha esposa estamos nas categorias individuais. A gente participa da parte artística do evento há anos, e o objetivo do grupo de danças ele chegar a dançar em Santa Cruz, então é uma grande realização para o grupo chegar até aqui, e nós estamos conseguindo ultimamente, é sempre uma satisfação retornar,” contou emocionado.
Informações sobre o acampamento podem ser obtidas pelo telefone (51) 99517-5680 com Paulo Cardoso.
Informações sobre alojamentos podem ser obtidas pelo telefone (51) 99731-0466 com Cláudio Mariani.