Início Geral Em encontro com sindicatos, prefeita autoriza aumento de padrão para 968 servidores

Em encontro com sindicatos, prefeita autoriza aumento de padrão para 968 servidores

Prefeita Helena Hermany recebeu, na segunda-feira, 13, no Salão Nobre do Palacinho, representantes dos Sindicatos dos Professores Municipais (Sinprom) e dos Funcionários Municipais (Sinfum)

A prefeita Helena Hermany recebeu, na segunda-feira, 13, no Salão Nobre do Palacinho, representantes dos Sindicatos dos Professores Municipais (Sinprom) e dos Funcionários Municipais (Sinfum). Em reunião realizada em fevereiro, Helena havia prometido que daria retorno sobre as demandas das duas entidades no início de março.

Uma das demandas mais expressivas atendidas pela administração municipal é a elevação de padrão de 968 servidores que atuam na parte operacional da prefeitura, atendendo as categorias que ainda não haviam sido beneficiadas. Com o aumento do padrão, a variação salarial segue uma média de 12,71% a 22,67%.

“Este é um 2023 de muita economia para os cofres públicos, mas ainda assim estamos cumprindo com nossa promessa de ano a ano valorizarmos aquelas categorias até hoje não beneficiadas com a elevação de padrão. Em dois anos, serão mais de 1.500 servidores contemplados”, afirmou a prefeita Helena.

Outra solicitação atendida é o aumento no valor do vale-alimentação, que passa dos atuais R$ 700 para R$ 770. O reajuste nos vencimentos também passam a ser pagos a partir de março, seguindo ao percentual da inflação de 5,6 %, mais o aumento real de 2% a partir de julho somente para os servidores concursados e contratados, não contemplando os que possuem cargos comissionados. Também em julho ocorrerá a reorganização das Funções Gratificadas (Fgs) de Direções e Vice-Direções de escolas, sendo considerado o número de alunos por instituições de ensino. Em abril, a prefeita garantiu que será antecipada a primeira parcela do 13º salário.

O Plano de Saúde para os servidores também foi mencionado. De acordo a prefeita, a administração já está em tratativas com a Unimed sobre o assunto, e nova reunião com os sindicatos será realizada na próxima semana. Helena também garantiu que será realizado concurso público para as categorias que não dispõem mais de servidores no quadro reserva, mas que o certame será feito por etapas.

Categorias contempladas com o aumento de Padrão, 19 no total: Atendente de emei, almoxarife, borracheiro, carpinteiro, instalador hidráulico, marceneiro, pedreiro, chapeador/soldador, desenhista/pintor letrista, mecânico, operador de máquina, pintor/operador, soldador, intérprete de libras, agente administrativo auxiliar, educador/cuidador, instrutor de oficina de cultura, torneiro mecânico e motorista.

Representando os servidores que reivindicavam a mudança de padrão, o operador de máquina, Senoir de Souza, agradeceu a prefeita pela demanda atendida. “Após doze anos de espera e de luta, a administração municipal nos concedeu o aumento de padrão e somos muito gratos por isso, é um avanço na categoria do pessoal da operacional”, disse.

O secretário de Administração, Edemilson Severo, participou do encontro. Segundo ele, as propostas do município fazem parte de um estudo minucioso, que vem sendo construído desde o início do ano, juntamente com a chefe do executivo. De acordo com Severo, todas as propostas atendidas se traduzem em um tratamento de equidade, já que no ano anterior mais de 600 funcionários foram contemplados com aumento de padrão, e agora, com mais os 968, totaliza mais de 1.500 servidores, entre os anos de 2022 e 2023, que tiveram seus padrões elevados, em uma demonstração plena de reconhecimento da gestão atual.