José Carlos Ferreira – [email protected]
O quadro eleitoral de Santa Cruz do Sul será completado entre esta sexta-feira, 2, e segunda-feira, 5, quando acontece a maioria das convenções partidárias municipais. A corrida para a Prefeitura deve ser confirmada com três chapas concorrentes, depois que o Podemos anunciou, na quarta-feira, 31, a desistência do pleito, a fim de empenhar os seus esforços nas candidaturas à Câmara de Vereadores.
O Podemos havia lançado a pré-candidatura da vereadora Nicole Garske Weber para prefeita, tendo o colega dela no Legislativo, Francisco Carlão Smidt, do Novo, como vice. Com a desistência nesta semana, a convenção conjunta com Avante e Solidariedade hoje no salão da Paróquia Espírito Santo, a partir das 19 horas, o partido vai firmar a sua nominata para a Câmara. Carlão, cuja agremiação realizou a sua reunião na terça-feira, 30, deve concorrer à reeleição para um oitavo mandato.
A primeira chapa para a eleição majoritária definida em convenção foi a da Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV), no dia 20 de julho, composta pelos professores João Pedro Schmidt, a prefeito, e Marta Nunes, a vice, ambos do Partido dos Trabalhadores. Outras duas vão ser confirmadas nos próximos dias. Domingo, 4, a partir das 17 horas, no Avenida, o Progressistas estabelecerá a candidatura à reeleição da prefeita Helena Hermany, tendo Fabiano Dupont, do PSB, de vice.
Na segunda-feira, 5, a reunião do PL na Paróquia Espírito Santo, às 19 horas, firmará o ex-deputado Sérgio Moraes a chefe do Executivo, com ex-vereador Alex Knak, do MDB, como vice. Outros partidos farão convenções no fim de semana para determinar candidatos à Câmara e apoios a alguma chapa majoritária: o PDT no sábado, 3, e PSDB, Republicanos, PSD e União Brasil no domingo, 4.