Início Política ELEIÇÕES 2024 |“As pessoas acreditaram no trabalho que a gente vem fazendo”

ELEIÇÕES 2024 |“As pessoas acreditaram no trabalho que a gente vem fazendo”

Cristian Wagner, do PSB, é o quarto entrevistado da série com os vereadores eleitos em Vera Cruz

Guilherme Athayde
[email protected]

Após sua primeira disputa pelo Legislativo vera-cruzense, Cristian Wagner (PSB) comemora o resultado das urnas que o colocaram como o quarto vereador mais votado na eleição de 2024 no município, com 595 votos.

Wagner projeta utilizar sua experiência junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz (STR), do qual é presidente desde 2019, para trabalhar em questões como emprego, saúde, educação e agricultura, pontos que elegeu como prioridades para seu mandato a partir de janeiro do ano que vem.

Riovale Jornal – Como o Sr. Analisa a recente corrida eleitoral em Vera Cruz? O resultado de quarto candidato mais votado em sua primeira vez concorrendo chegou a ser uma surpresa para o Sr.?

Tivemos candidatura única para prefeito. Por si só, boa parte dos candidatos à vereador estiveram coligados com a mesma majoritária. Ao mesmo tempo que foi importante para o município, para a candidatura de vereador foi bem complicada, porque tivemos uma corrida muito pesada. Muitos candidatos à vereador, todos buscando o mesmo espaço, juntamente com uma única candidatura à prefeito. Diante da conjuntura, pra prefeito foi muito positivo, mostra o resultado do trabalho do prefeito. Foi muito bem feito e vem trabalhando muito bem no nosso município. Mas, olhando para a conjuntura política de vereador, foi bem pesada, uma campanha bastante difícil, bastante corrida.

Quanto ao resultado de quarto vereador mais votado, claro que a gente sempre fica surpreso. A gente sai de casa com um voto, o voto da gente. Os outros a gente vai conquistando, vai buscando. Acredito que o trabalho que eu venho fazendo à frente do sindicato, da nossa entidade sindical, foi consequência do resultado dos votos. A gente mostrou, com muita coerência e responsabilidade, que a gente está pronto pra fazer uma boa gestão pra vereador, como a gente fez à frente do sindicato. Os números sempre nos surpreendem, mas isso é mérito do trabalho que a gente vem fazendo à frente de uma instituição tão importante quanto o sindicato. E de que os agricultores e a comunidade reconheceram que precisamos mudar, mas mudar para pessoas que têm coerência, que fazem seu trabalho com responsabilidade e mostram resultado. As pessoas acreditaram no trabalho que a gente vem fazendo, por isso o resultado de ser quarto mais votado.

Riovale Jornal – Vera Cruz passou por um processo eleitoral onde apenas um candidato concorreu à prefeitura. Qual a avaliação que é possível fazer sobre a falta de concorrentes para o Executivo?

Quanto à questão de o prefeito ser único concorrente, acredito que isso é mérito do trabalho dele, por não ter uma segunda chapa concorrendo, isso mostra de que existe sim a possibilidade de fazer uma política diferente. Parar de fazer aquela política de interesses individuais e olhar pra comunidade. Eu avalio a questão de estarmos apenas com um candidato à prefeito e não termos mais candidatos, pelo trabalho que ele vem fazendo, que o prefeito Gilson fez, pela organização do município, por tudo que ele representa pra nossa comunidade vera-cruzense. Não tendo uma oposição, mostra que Cera Cruz está madura pra discutir a política, pra fazer a mudança dentro do cenário nacional também;

Riovale Jornal – Como o Sr. Vê o resultado do PSB, que será a maior bancada no Legislativo, com três eleitos? Na sua opinião, quais assuntos devem ser tratados como prioridade pelos vereadores a partir de 2025?

Mostra de que o PSB em Vera Cruz, junto do nosso prefeito, fez um trabalho de gestão de organização, sempre coerente com suas decisões, com o seu trabalho. Nós reelegemos um vereador e trouxe novamente dois vereadores, acredito que a bancada do PSB sai fortalecida. O PSB foi o único partido que trouxe uma mulher para a bancada. Já tínhamos na última eleição eleito uma mulher pelo PSB, hoje a gente reforça e traz novamente a única mulher eleita dentro da Câmara de Vereadores para o mandato de 2025, do PSB. Além disso, eu fui o vereador mais votado do partido e trouxemos a única mulher, representando as mulheres de Vera Cruz, então, fortalece o partido.

É a primeira vez que estive concorrendo e fui o mais votado, isso mostra que a gente traz resultados, mostra uma política diferente, o PSB mantém a bancada, com três vereadores eleitos. Isso mostra que temos que continuar trabalhando pelo bem comum da comunidade.

Busca pelo emprego, saúde, educação, agricultura, são os assuntos que tem que estar permeando a busca de recursos, de possibilidades para o município. Os assuntos que devem ser tratados, e a prioridade minha como vereador, serão agricultura e saúde. Acredito que, como o nosso município é agrícola, a gente precisa fortalecer esse trabalho na questão da saúde e da agricultura, sem esquecer da educação, infraestrutura e outros assuntos.

Riovale Jornal – Recentemente, o Estado passou por um grande desastre ambiental. O Sr. Vê esse assunto como prioridade para o município? Como considera a estrutura do município para lidar com novas crises, caso aconteçam?

Esse é o principal assunto que a gente precisa trabalhar como liderança política e sindical. A questão das mudanças climáticas vem a cada ano trazendo seus gargalos, desafios muito grandes parta o município. Principalmente na questão da arrecadação. Se olharmos nas últimas secas, quanto o município arrecado menos, olhando pra agricultura, não tivemos colheitas significativas de milho, de soja, o fumo propriamente dito, foi muito bem pago no último ano, mas a gente teve pouca produtividade em função das estiagens, e olhando para a questão das enchentes, o que nós perdemos de qualidade de solo, de produção, foi muito grande. Este debate precisa estar nos meios, nos nossos espaços, e, com certeza, quando a gente fala em agricultura familiar a gente vai falar em crises ambientais, em desastres, em seca, vai falar em chuvarada. A gente precisa ter isso junto conosco, até pra questão de busca de emendas parlamentares, de recursos, a gente precisa olhar para as crises e os desastres que a gente vem vivendo, pra também pensar como essas estratégias e esses recursos podem amenizar o que já aconteceu e o que pode vir pela frente. Então, a gente precisa trabalhar olhando para o futuro, de que forma um equipamento que for adquirida por emenda parlamentar ou por recursos próprios do município vai dar resultado para a comunidade.

EDIÇÃO IMPRESSA