Luísa Ziemann
[email protected]
Santa Cruz do Sul recebeu na tarde de ontem a visita da candidata à presidência da República Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Ela participou de uma plenária com almoço promovida pelo Movimento de Mulheres em Luta (MML) no auditório do Sindicato dos Comerciários. À tarde, participou de panfletagem e uma conversa com os funcionários da Metalúrgica Mor.
Essa é a segunda vez que a socialista, natural de Pernambuco, concorre à presidência da República. Em 2018, obteve 55.762 votos (0,05%). Na ocasião, sua chapa foi a primeira a concorrer somente com candidatos negros. Este ano, Vera tem como vice a indígena Kunã Yporã, de 39 anos, que é da etnia Tremembé e do Maranhão.
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Sergipe, é à favor de um programa socialista para o Brasil e se apresenta como uma “alternativa socialista e revolucionária” para o País. A candidata aproveitou o encontro com a comunidade santa-cruzense para defender a redução da jornada de trabalho e a estatização de grandes empresas. “Imagine um comércio ou uma indústria com três ou quatro turnos de trabalho. O número de desempregados cairia, e os empresários não seriam prejudicados”, salienta.
Vera. que trabalhou em uma fábrica de calçados, onde se envolveu com o movimento sindical, é uma das fundadoras do PSTU e luta por uma sociedade sem classes. “Tanto se fala em país democrático, em igualdade de direitos. Mas é algo que nós, trabalhadores, não temos acesso. Nossa liberdade nesse sistema é vender a nossa força de trabalho para quem quiser pagar”, afirma a candidata. “Precisamos construir uma sociedade onde a gente possa trabalhar, comer, viver dignamente. Organizar e distribuir a riqueza já existente, ou ficaremos condenados à barbarie do capitalismo.”
Além da candidata à presidência, também estiveram presentes a candidata ao governo do Rio Grande do Sul Rejane de Oliveira, a candidata ao senado federal Fabiana Sanguiné, o candidato a deputado federal professor Gilli e do candidato a deputado estadual Ivan. O evento contou com a presente de filiados e militantes do PSTU, que aproveitaram o momento para tirar dúvidas com os candidatos e apresentar suas reivindicações.