Luísa Ziemann
[email protected]
Neste domingo, 30, mais uma vez, é momento de os eleitores exercerem seu direito e dever de cidadãos: ir às urnas para escolher presidente e governadores que irão administrar o País e Estados pelos próximos quatro anos. Mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar neste segundo turno das eleições 2022 escolherão entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República. Doze unidades federativas, incluindo o Rio Grande do Sul, decidirão seus chefes do Executivo. No estado gaúcho a disputa é entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL). Confira no guia do Riovale Jornal todas as informações necessárias para votar: quais documentos levar; horário da votação; o que pode e o que não pode no dia, entre outras dúvidas e regras.
De acordo com a juíza eleitoral da 40ª zona eleitoral, Lísia Dorneles Dal Osto, o primeiro turno foi de muita tranquilidade em Santa Cruz do Sul. Apesar da formação de filas em algumas seções, sobretudo pela manhã, não foram registrados grandes problemas ou infrações graves. Para que o sucesso da organização volte a se repetir neste domingo, a juíza lista uma série de recomendações.
Lísia destaca que, no dia das eleições, é proibida a distribuição ou a realização de qualquer espécie de propaganda dos partidos políticos ou de seus candidatos, abrangendo, inclusive, caminhadas, carreatas, passeatas ou carros de som que divulguem jingles ou mensagens dos mesmos. Além disso, não pode haver derrame de material de propaganda no local de votação e nem nas vias próximas. “No primeiro turno, tivemos apenas uma ocorrência de derrame de ‘santinhos’ no município”, recordou.
A famosa “cola” na hora de votar é permitida. E, inclusive, recomendada. “No primeiro turno, algumas pessoas não foram preparadas e a demora foi um pouco maior, até porque eram mais candidatos a serem votados”, observou Lísia. “Agora, com somente dois candidatos e números mais fáceis para serem decorados, a tendência é de mais agilidade, as pessoas tendem a não se atrapalhar tanto. Porém, sempre recomendamos que o eleitor leve os números de seus escolhidos anotados.”
MESÁRIOS
Ao todo, 1,3 mil mesários trabalharão neste segundo turno em Santa Cruz do Sul. O chefe de Cartório Eleitoral, Jaime Melchionna, salientou que todos os convocados para o primeiro precisam comparecer novamente neste domingo. “Temos recebido mensagens de alguns mesários questionando se eles voltarão a ser convocados para o segundo turno, então é importante lembrar que esse chamamento é automático. O compromisso é válido para os dois turnos das eleições 2022”, reiterou. Para a juíza, a participação dos mesários voluntários é de extrema validade. “Reconhecemos o esforço de todos que se disponibilizam e se propõem a realmente trabalhar com seriedade em prol do País.”
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS
Para acessar a cabine de votação, o eleitor deve apresentar, obrigatoriamente, um documento pessoal com foto para comprovar a identidade. O título de eleitor físico não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda tê-lo em mãos para verificar o local de votação.
O eleitor que estiver com seu e-Título em dia, tendo a sua foto no aplicativo, não é obrigado a apresentar outro documento. “É importante que todos verifiquem seu e-Título antes de ir votar. Além disso, o aplicativo só pode ser baixado até sábado”, ressaltou a juíza eleitoral Lísia Dorneles Dal Osto.
Para fugir de fila, recomendação é evitar o turno da manhã
O segundo turno acontece neste domingo, 30, das 8 às 17 horas. Jaime Melchionna lembrou que nas últimas eleições – para prefeitos e vereadores, em 2020 –, por conta da pandemia de covid-19, o primeiro horário da manhã era destinado exclusivamente aos idosos. Neste ano, porém, não existe mais essa escala prioritária. “No primeiro turno, verificamos que a formação de filas para votar, sobretudo na manhã, ocorreu porque muitos idosos acreditavam ter horário preferencial, mas não há mais”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Santa Cruz.
Para evitar aglomerações e a formação de filas, a juíza Lísia Dorneles Dal Osto recomendou que os eleitores aproveitem para ir às seções eleitorais ao longo do dia. “O idoso não precisa ir exclusivamente ou prioritariamente na primeira hora da manhã, já que esse horário não é mais exclusivo para ele. Além disso, neste turno há uma tendência para um maior fluxo de pessoas. Então, se o eleitor deseja evitar ter que ficar esperando, o ideal é ir votar em outro horário”, sugeriu.
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu pela gratuidade do transporte público urbano neste domingo. A isenção da tarifa para todos os usuários foi confirmada em decreto da prefeita Helena Hermany (Progressistas) na quarta-feira, 26. Além disso, foram definidos 40 horários extra para as linhas Agnes, Menino Deus, Esmeralda, São João/Murtinho/Utravarp e Carlota/Rauber, exclusivamente para o domingo de votação.