Everson Boeck
[email protected]
Os motores já estão aquecendo. Os candidatos às eleições para os cargos à presidência e vice-presidência da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores e deputados estaduais serão oficialmente conhecidos no dia 6 de julho. O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno no dia 26 de outubro de 2014. Para as eleições a governador do Estado do Rio Grande do Sul, três nomes já foram divulgados para a disputa à majoritária: José Ivo Sartori (PMDB), Tarso Genro (PT), que busca a reeleição, e a senadora Ana Amélia Lemos (PP).
A consolidação da candidatura em torno do José Ivo Sartori (PMDB) ganhou mais um aliado para a composição da majoritária, com o lançamento do presidente regional do PSD, José Paulo Dornelles Cairoli, como vice no arranjo da aliança, durante reunião na tarde de domingo, 1° de junho, na sede partidária em Porto Alegre. Presentes no encontro, lideranças do PSD, PSB, PHS, PT do B, PSL, PSDC PPS e do PMDB.
A aliança PT, PC do B e PTB divulgou na semana passada, dia 28 de maio, a composição da chapa majoritária de sua aliança na disputa pelo governo do Estado. A chapa será integrada, também, pelo ex-governador Olívio Dutra (PT) como candidato ao Senado e pela ex-secretária do Turismo, Abgail Pereira (PC do B), anunciada como vice de Tarso.
A senadora Ana Amélia Lemos (PP) teve sua pré-candidatura à governadora do RS lançada no dia 24 de maio, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pela coligação PP, PSDB e Solidariedade. O principal convidado do evento foi o pré-candidato à presidência da república e senador Aécio Neves.
Paulo Pimentel/Divulgação
Sartori e Cairoli foram festejados pelo presidente do PMDB, Edson Brum, e os
deputados estaduaise federais, além dos demais pré-candidatos dos partidos presentes
Cleiton Thiele/Serrapress
Ex-secretária do Turismo, Abgail Pereira (PC do B), foi anunciada como vice de Tarso
Guga Stefanello
Ana Amélia Lemos (PP) teve sua pré-candidatura à governadora do
RS lançada no dia 24 de maio, na Assembleia Legislativa
Pré-candidatos visitam a região
A mobilização dos pré-candidatos já é sentida pelas ruas das principais cidades do interior do estado. Os políticos estão cumprindo agendas e participando de eventos. Além disso, no período de 10 a 30 de junho devem ser realizadas as convenções para a escolha dos candidatos.
PDT
Pré-candidatos do PDT ao governo e ao senado comandaram seminário na câmara de Vereadores que colheu subsídios para o Plano colaborativo de Governo. A caravana liderada por Vieira da Cunha e Lasier Martins, chegou a Santa Cruz do Sul na manhã de 24 de maio, sábado. Na Câmara de Vereadores um seminário que colheu subsídios para a construção do Plano de Governo colaborativo. Santa Cruz do Sul foi a 60ª visitada pela dupla desde o início de dezembro, quando uma pré-convenção da sigla definiu a opção pela candidatura própria. Um dos principais pontos ressaltados durante o encontro foi a necessidade de diversificar a matriz produtiva da região. Atualmente, mais de 50% do valor da produção agrícola do Vale do Rio Pardo está concentrada na atividade fumageira. Além disso, a enorme fatia de empregos está concentrada na indústria do tabaco.
PMDB
Em nota, a Executiva Estadual do PMDB/RS informou que não há orientação de nenhuma ordem para liberação de seus filiados na Eleição à Presidência da República. Depois de uma pré-convenção histórica que reuniu 3,5 mil dirigentes e militantes peemedebistas de 75% do território gaúcho – que indicou José Ivo Sartori à disputa estadual – a legenda se uniu e fortaleceu o seu objetivo de retomar o Palácio Piratini e resgatar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
PT
A Plenária de pré-candidatura de Giovane Wickert para Assembléia Legislativa do Governo do Estado, realizada dia 29 de maio, quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, contou com a participação de 147 pessoas e 24 municípios representados. Lideranças de toda a região compareceram ao evento além de Deputados Federais que enviaram vídeos de apoio ao nome do Vice-prefeito de Venâncio Aires.
“Como pré-candidatos nós articulamos lideranças políticas para fazermos uma discussão acerca da nossa pré-convenção e convenção a serem realizadas nas próximas semanas. É uma plenária em que discutimos também questões sobre o apoio à reeleição do nosso governador Tarso Genro e à candidatura do ex-governador Olívio Dutra”, informa Giovane.
Divulgação/PT
Plenária do PT reuniu 147 pessoas na Câmara de Vereadores na última
quinta-feira, em Santa Cruz