Início Política Eleições 2012: Telmo Kirst é o prefeito eleito de Santa Cruz do...

Eleições 2012: Telmo Kirst é o prefeito eleito de Santa Cruz do Sul

Mara Pante – [email protected]

Com uma diferença de 5.178 votos, o candidato Telmo Kirst(PP) e sua vice Helena Hermany (PP) da coligação Todos por uma Santa Cruz Melhor vencem a eleição para a gestão 2013/2016 na prefeitura de Santa Cruz do Sul. Foram 40.614 votos a favor de Telmo Kirst, representando 51,91%, contra 35.436 de Kelly Moraes (PTB) da coligação A Força do Povo, num percentual de 45,29%. O terceiro candidato, Silvério Stölben do PSTU, somou 2.192 votos e 2,8%. A abstenção foi de 11.486 votos, 12,22%. Foram 1.894 votos em branco, 2,30% e 2.382, ou 2,89% de votos nulos.

Rolf Steinhaus

O prefeito eleito saudou o povo que se aglomerou no estádio dos Plátanos para comemorar a vitória

O prefeito eleito Telmo Kirst, 68 anos, foi duas vezes vereador, seis vezes consecutivas deputado federal, deputado estadual e vice-prefeito de Santa Cruz do Sul. Candidato de uma coligação composta por dez partidos, Telmo comemorou a vitória no estádio dos Plátanos, com a presença de cinco mil pessoas.
“Agora vou ser prefeito de minha terra, vai ser um fecho de ouro para minha carreira”, destacou no início de entrevista concedida à Radio Gazeta na sua primeira aparição pública como prefeito eleito. “A partir de outubro já começo a esquematizar meu futuro governo para Santa Cruz. Estamos começando aqui coisas muito boas”, enfatizou.
Com um discurso racional para quem quer mudanças, focando em cortar gastos, cuidar bem dos recursos para não faltar vaga em creche, Telmo conquistou o eleitor. “Esse discurso fiz e agora vou cumprir à risca”, reforçou.
Animado, o prefeito eleito no alto de seus 40 anos de vida pública, diz que começa já nesta segunda-feira, 8, a trabalhar no futuro governo.
A primeira dama Tereza Cristina agradece ao povo pela votação do marido e garante: “daqui para a frente Santa Cruz vai mudar e o futuro vai começar”.

A VICE HELENA
A vice-prefeita eleita Helena Hermany (PP) exaltou a participação popular nesta vitória. “Eu sentia na vibração das pessoas. Não tivemos ninguém pago na campanha, fazíamos o chamamento e as pessoas vinham”, sinalizou. “No sábado quando terminei a carreata fui à zona sul agradecer o carinho e o apoio”, acrescentou ela que vai atuar na Secretaria de Desenvolvimento Social – nomeação que recebeu com alegria, segundo conta: “todos projetos bons que tínhamos e não existem mais vamos retomar”, finalizou.

“Foi uma vitória maciça”
O coordenador de campanha da coligação Todos por Uma Santa Cruz Melhor, Henrique Hermany, fez avaliação positiva da campanha. “Foi uma vitória maciça, com grande diferença de votos para o Executivo, porém na Câmara de Vereadores tivemos minoria”, coloca. “Essa situação exige conciliar diálogo com todos os partidos para que os projetos encaminhados pelo governo passem”, adiantou.