Everson Boeck
[email protected]
A cada três anos, os educadores da rede estadual, filiados ao Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), são convocados para eleger seus representantes na Direção Central e nos 42 núcleos do sindicato espalhados pelo RS. Esse ano, a eleição aconteceu durante dois dias – 10 e 11 de junho. Pela direção central quatro chapas concorreram e, pelo 18° Núcleo, sediado em Santa Cruz do Sul, duas chapas.
Em todos os núcleos e na Capital, o processo eleitoral que vai definir a nova gestão do Cpers/Sindicato ocorreu com urnas fixas e itinerantes. Puderam participar do pleito os sócios que tenham ingressado na entidade até 10 de abril de 2014 ou tenham reingressado até 11 de março deste ano e em dia com a Tesouraria.
Para o Triênio 2014/2017 disputam à Direção Central Rejane de Oliveira, Neida Porfílio de Oliveira, Helenir Oliveira e Katiana Pinto; elas são candidatas, respectivamente, a presidente pelas chapas 1 – Sou Mais Cpers, 2 – Cpers Unido e Forte, 3 – Romper as Amarras para Mobilizar o Cpers, e 4 – Construção Pela Base.
ETAPAS DA ELEIÇÃO
A primeira Etapa – 10 e 11 de junho – é destinada às eleições para a Diretoria Central e Diretorias dos Núcleos. Na segunda – 20 dias após a promulgação do resultado final da primeira etapa – será feita a eleição para: Representantes 1/1000; Representantes Estaduais dos Aposentados; e Representantes Municipais.
O Estatuto do Sindicato, em seu artigo 43, prevê a realização de segundo turno no caso de nenhuma das chapas obter mais que 35% dos votos válidos. Um eventual segundo turno será disputado pelas duas chapas mais bem votadas.
Everson Boeck
Associados à entidade puderam votar durante dois dias, terça e quarta-feira
NO 18° NÚCLEO
Conforme o presidente da comissão eleitoral do 18° Núcleo do Cpers/Sindicato, Erno João Kuhn, cerca de três mil professores associados à entidade estavam aptos a votar. A votação encerrou ontem às 22 horas nas escolas com turno à noite e no final do expediente à tarde para aquelas com horário apenas diurno. Na região do núcleo, que abrange 15 municípios, foram distribuídas 35 urnas.
Chapa 1 – Sou mais Cpers
Diretora: Miriam Neumann Trindade
Vice: Sadi da Fontoura Porto
Secretária: Carla Regina Scheibe
Tesoureira: Maria Elena Pinto Dutra Vila
Diretores: Aldomiro Vieira Bertó, Alzira Elisabete Saraiva, Carlos Augusto Trojaner de Sá, Plácio Fernando Simianer e Rafael Brito Viana
Everson Boeck
Encabeçando a Chapa 1, Miriam Neumann Trindade
Chapa 2 – Unido e forte
Diretor: Renato Aldo Müller
Vice: Neusa Maria Stoelben
Secretária: Helena Maria Etges
Tesoureira: Hilário Wasen
Diretores: Elisangela Mees, Laudemiro da Cunha Trindade, Maria Aparecida Medeiros, Neusa da Rosa Silva, Rosângela Rosa da Rosa.
Everson Boeck
Representando a Chapa 2, Renato Aldo Müller