Início Sem categoria Eisstocksport: “Brasil é um exemplo para o mundo”, diz Max Moritz

Eisstocksport: “Brasil é um exemplo para o mundo”, diz Max Moritz

Ex-diretor técnico (à direita) da Federação Internacional da modalidade está em Santa Cruz do Sul e elogiou a safra de atletas e a organização brasileira
Foto: Divulgação/FGDE

O 19º Torneio Internacional de Eisstocksport, que ocorre desde quinta-feira, 10, até domingo, 13, no Centro Cultural 25 de Julho, durante a 39ª Oktoberfest, atrai o olhar do mundo para Santa Cruz do Sul. Delegações de Paraguai, Alemanha e Áustria, além dos brasileiros, realizam acirradas disputas individuais e por equipes da modalidade.

Um dos jogadores, que veio ao Brasil pela quinta vez, é o alemão Max Moritz, que foi diretor técnico da Federação Internacional de Eisstocksport por mais de 20 anos. Ele é uma das maiores referências mundiais na modalidade e foi campeão na Alemanha em 1998. Moritz é uma autoridade no esporte e mantém uma amizade muito grande com os brasileiros.

“Os brasileiros são top em organização e estrutura. Além disso, aqui se vê muitos jovens praticando o stock, o que dificilmente se vê em outros países. Acredito que o jogo brasileiro tenha tudo para evoluir muito nos próximos anos”, estima.

Moritz fez questão de vir ao Brasil este ano – e trazer uma comitiva de jogadores – por causa da celebração dos 200 anos de imigração alemã no país. “O Brasil é um muito especial para a modalidade, desde que o René Emmel trouxe este esporte para cá. Se desenvolveu muito e, quando ele faleceu, tínhamos o receio de que o stock iria cair em decadência. Mas, pelo contrário, o Sérgio Böhm conseguiu mobilizar o grupo e fortalecer o esporte aqui”, observa, referindo-se ao precursor do eisstocksport em Santa Cruz e ao atual presidente da Federação Gaúcha da modalidade.

Antes de chegarem a Santa Cruz, as comitivas alemã e austríaca passaram pelo Rio de Janeiro e por Foz do Iguaçu, onde visitaram pontos turísticos. Na segunda-feira, 14, visitarão outras agremiações de eisstock do Rio Grande do Sul. “A grande integração entre os atletas e clubes é algo que os brasileiros têm como forte característica e preza muito. Vamos visitar os demais clubes a fim de fortalecer ainda mais esta relação”, comenta o alemão.

Max Moritz salienta que o eisstocksport é muito praticado na Alemanha, que tem milhares de atletas praticantes em canchas de asfalto e no gelo. A ideia da Federação Internacional de Eisstocksport é que o esporte esteja na próxima Olimpíada, que será em Los Angeles, Estados Unidos, em 2028. “Temos uma conversa que vem avançando com os franceses, que sediaram a última edição e também com o Comitê Olímpico Internacional para que isso se torne possível”, revela. No último Mundial da modalidade, houve a presença de representantes de 26 dos 85 países em que ela é praticada.

Torneio
A 19ª edição do Torneio Internacional de Eisstocksport da Oktoberfest teve as disputas no individual feminino e masculino nesta sexta-feira, 11. O certame reúne 20 times do Brasil, Paraguai, Áustria e Alemanha. Sábado e domingo, 12 e 13, ocorrem os jogos por equipes. O público que acessar o Parque da Oktoberfest pode acompanhar as partidas nas canchas do Centro Cultural 25 de Julho.

Programação
Sábado, 12
9h às 12h – Equipes femininas
13h às 18h – Equipe masculinas
18h às 20h – Final do individual feminino
20h às 22h – Final do individual masculino
22h – Premiação

Domingo, 13
8h às 12h – Desfile da 39ª Oktoberfest
12h às 13h – Almoço
13h às 15h30 – Equipes femininas
15h30 às 19h – Equipes masculinas
20h – Finais por equipes
21h30 – Premiação