A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vai iniciar no segundo semestre a ampliação da praça de pedágio de Venâncio Aires, na RSC-287. A empresa concluiu recentemente o projeto arquitetônico da nova praça. Nos próximos meses, abrirá licitação para a elaboração de projetos complementares do pedágio, como, por exemplo, os projetos de esgoto, de iluminação, luminotécnico e o estrutural. Após a finalização desses, a EGR poderá licitar a obra de expansão.
A ampliação do pedágio de Venâncio Aires depende da conclusão prévia da terraplenagem e pavimentação no entorno da área da praça. A terraplenagem e a pavimentação já estão previstas no contrato atual de duplicação de trecho da RSC-287 e construção de viaduto na rodovia em Santa Cruz do Sul, cujas obras na pista iniciaram-se nesta semana.
Ampliada, a praça terá 12 pistas para a circulação dos veículos. Desse total, duas serão exclusivas para pagamento com cartão de crédito, duas exclusivas para o pagamento eletrônico (Via Fácil e Conectcar) e as restantes para pagamento manual em dinheiro. Seis pistas também serão reversíveis, para acelerar a passagem dos veículos quando o fluxo em um dos sentidos for mais intenso que no outro. Além dessas, o projeto arquitetônico prevê três pistas externas: uma mais larga para a circulação de veículos transportando cargas especiais e duas para motos.
As condições de trabalho dos funcionários do pedágio também vai melhorar com a ampliação da praça. Haverá aparelhos de ar-condicionado split em cada cabine e o teto da praça será aumentado, diminuindo a incidência de sol e chuva nos trabalhadores e melhorando o conforto térmico.
O volume de tráfego no pedágio de Venâncio Aires varia de 300 mil a 350 mil veículos por mês.
Texto: Assessoria de Comunicação/EGR
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social