Início Opinião Efeito estufa e a Floresta Amazônica

Efeito estufa e a Floresta Amazônica

Irma Lau*

O efeito estufa é um dos responsáveis pela vida no planeta, porque sem este a temperatura baixaria em torno de 30°C e acabaria com toda a vida permanente, pois os gases de estufa equilibram a radiação solar absorvida pela terra e atmosfera. Porém com a poluição ambiental produzida por nós humanos (indústria, dióxido de carbono e cloro flúor carbono, etc…), alteraram os mecanismos naturais e o balanço das trocas naturais de energias. E o aquecimento global, com todas as alterações climáticas, causam destruições aos humanos e a todo o globo terrestre e sua vida. Pois os gases naturais, como o vapor d’água, que distribuíram o calor sobre a terra são perigosamente alterados. A preservação da vida representa a mais urgente e eficiente tomada de medidas para a conservação do nosso planeta e, dentre estas medidas, a conservação da nossa bacia Amazônica e sua Floresta representa uma das mais importantes (com seus gases naturais) contribuições de equilíbrio.
Devido à ação humana, despejam-se anualmente na atmosfera 5,7 milhões de CO2 pela queima de combustíveis fósseis e 2 bi pela queima e derrubada de florestas, produzindo um aumento liquido de 3 bi de toneladas ano que já acumula 175 bi de toneladas.
O dióxido de carbono (CO2) representa o 2º gás estufa mais importante, porém, se é despejado em equilíbrio (absorção e liberação), é um elemento vital! E se realiza através dos ciclos naturais de troca entre a terra (biota, solo e oceano) e a atmosfera. E como a vida no planeta é predominantemente vegetal, as florestas são extremamente importantes devido à fotossíntese e, se fosse equilibrado, não corríamos o risco de destruir o nosso planeta onde as florestas são fatores de extrema importância!
Mas até quando teremos consciência de que as mãos e mentes humanas contribuem para a a autodestruição? Pois cientistas preveem que a temperatura aumentaria anualmente de 3°C a 4°C e a falta d’água em 50%, tremores, desastres ecológicos constantes, etc… E considerando que nenhum País contribui com normas e decretos em que a situação econômica do mundo é fator determinante na aprovação e tomada de medidas positivas! Enquanto existe esta lacuna, nós humanos somos as vítimas das nossas próprias ações e negligências!
Porém, com seis milhões de humanos vivendo em miséria, não se tornará fácil eliminar a fome com os cultivos de alimentos sem agrotóxicos! E representa um grande desafio para o mundo!

*Bacharel