EVERSON BOECK
[email protected]
“No ano em que a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) completa três anos, ganhamos um presente”. Assim definiu o secretário executivo da Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), mantenedora da Efasc, Adair Pozzebon, em relação à doação de R$ 160 mil feita pela JTI. A entrega simbólica do valor aconteceu ontem pela manhã, 1° de março, durante a solenidade alusiva ao aniversário de terceiro ano da escola.
Pozzebon destacou que com os investimentos a escola pretende ampliar e qualificar os espaços formativos na escola, possibilitando incentivar e motivar a troca de conhecimentos e saberes. “O projeto vai possibilitar a ampliação da qualidade de ensino ofertada aos jovens, filhos de agricultores do Vale do Rio Pardo. No entanto, também estamos dando o primeiro passo na construção de um sonho coletivo: ter a nossa sede própria”, disse referindo-se à doação de uma área de 17 hectares, junto à Granja Santa Cruz, realizada pela Prefeitura. “O próximo passo é elaborar o projeto arquitetônico, investindo parte do recurso doado pela JTI e, depois de finalizada a ideia, é captar recursos para que seja construído o espaço”, salientou.
De acordo com Adair, a Efasc tem o projeto de, em breve, expandir as EFA’s pelo Rio Grande do Sul. “Felizmente a procura hoje é grande e nós não podemos atender um público maior devido ao projeto pedagógico da escola. Queremos, então, criar outras EFA’s na região e no Estado, pois existe demanda para isso. Já existe um movimento cuidando deste processo de ampliação e logo divulgaremos boas notícias sobre isso”, adiantou. Hoje, a EFA de Santa Cruz do Sul é a única no Estado, enquanto na Bahia, por exemplo, existem 33.
O coordenador da Efasc, Antonio Carlos Gomes, frisou que a Efasc está conseguindo cumprir com seu papel social: o de ser um centro de formação de jovens lideranças comprometidas com o desenvolvimento do meio em que estão inseridos. “Isso está comprovado pela pesquisa realizada com os estudantes recém-formados e que agora realizam seus estágios profissionais. Quando chegaram na escola, em 2009, apenas 31,6% dos estudantes pretendiam permanecer na propriedade da família ou em uma atividade agrícola. Agora, ao concluírem sua formação, esse número subiu para 69%”, argumentou.
Conforme Gomes, hoje são 146 jovens em formação, totalizando 144 famílias de mais de 90 comunidades de 11 municípios da região. Outro dado importante é que estes jovens estão aptos a permanecer na agricultura de forma qualificada e tecnicamente planejada, pois 74% já aplicaram totalmente ou parcialmente seus Projetos Profissionais.
Em seu pronunciamento, o gerente de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flavio Goulart, pontuou a importância da ação para a empresa e falou de seu carinho especial pela pedagogia da alternância. “Para a JTI, a Efasc tem um papel fundamental, de qualificar e valorizar a permanência do jovem no meio rural, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e para a melhoria da qualidade de vida no campo”, comentou. Goulart também disse que é importante apoiar iniciativas que sejam possibilidade de transformação da realidade. “Ações como esta, que valorizam o jovem e estimulam seu potencial de transformação dentro do seu contexto serão sempre abraçadas pela JTI”, sublinhou.
INVESTIMENTO DA DOAÇÃO
Parte do recurso já foi utilizada na aquisição de um automóvel Montana zero quilômetro, usado diariamente para agilizar as demandas da escola e o restante deverá melhorar a infraestrutura de formação e internato. Além disso, para melhorar a já existente será implantada uma biblioteca técnica, com o investimento na compra de 500 livros, de mesas para leitura, de luminárias especiais e estantes de madeira, assim como o local receberá nova pintura.
Com a doação, o laboratório de informática será reestruturado, com a compra de cinco computadores, softwares e reforma nas maquinas já existentes e na sala de aula. Materiais esportivos, equipamentos multimídia e de comunicação também serão adquiridos, bem como beliches, roupeiros, geladeira, armários para cozinha, forno industrial, ventiladores e quadros brancos.
FOTOS: ROLF STEINHAUS
Autoridades e colaboradores juntamente com integrantes da Efasc e JTI assoprando a vela do bolo comemorativo aos três anos da instituição
Comunidade escolar e parceiros da Efasc comemorando a doação da JTI