Início Geral Efasc debate os desafios da agricultura familiar

Efasc debate os desafios da agricultura familiar

Suilan Conrado
[email protected]

A Sede da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) sediou no último dia 22 de maio, um painel de debates para as famílias e jovens da Escola. Dentro da programação da 8ª Semana do Empreendedor, a Efasc discutiu o tema “Os desafios da Agricultura Familiar frente ao Mercado Institucional de Alimentos”.
Os trabalhos contaram com a contribuição dos professores José Antônio Kroeff Schmitz da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Virgínia Elisabeta Etges, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Participaram da atividade representantes das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e do Desenvolvimento Social de São Lourenço do Sul, além de técnicos da Cooperativa Léo-boqueirense de Agricultores Familiares (Cooperlaf).
A necessidade de abordar a temática surgiu na última assembleia da escola, quando as famílias manifestaram a premência por novas possibilidades de produção e renda nas propriedades.
Conforme o professor João Paulo Reis Costa, este foi um momento oportuno de pensar alternativas de produção e renda para a agricultura familiar da região, já que a Efasc conta atualmente com 166 jovens de 13 municípios do Vale do Rio Pardo.
“Foi um momento muito importante de reflexão e preparação para a ação de nossas famílias e jovens da nossa escola e região”, comentou Costa.
No total, 240 participantes, dentre estudantes, famílias dos jovens, técnicos agrícolas em geral e agricultores da região participaram do evento, avaliado pela Efasc como “um sucesso”.

Divulgação/RJ

Efasc em debate durante a Semana do Empreendedor: novas possibilidades de produção e renda nas propriedades