Início Economia Efasc comemora parceria com Embrapa

Efasc comemora parceria com Embrapa

Suilan Conrado
Fundado em 2004 com a intenção de cultivar frutas em áreas urbanas e rurais, o Projeto Quintais Orgânicos, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), abrange os três Estados do sul do Brasil, além do Uruguai. Entre os 154 municípios participantes, Santa Cruz do Sul se destaca em uma parceria que já dura há 4 anos com a Escola Família Agrícola (Efasc) do município. Os mais de cem alunos da instituição, que passam uma semana na escola e outra em casa, cultivam os pomares nas propriedades da família, contribuindo de forma sustentável e segura para uma alimentação saudável.
Para o professor e coordenador da Efasc João Reis, o convênio com a Embrapa, só gera bons frutos, literalmente. “É fundamental para nós, enquanto escola agrícola, fortalecer com nossos alunos por meio deste projeto, as questões relacionadas a diversificação rural e agricultura familiar. Esperamos manter esta parceria por muito tempo”, resumiu. 
Cada quintal do projeto é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais, e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas espécies de pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba.
Desde que foi criado, já foram implantados 1.113 quintais, com mais de 200.000 plantas, atingindo diretamente 42.302 pessoas.

Divulgação/Efasc
Graças a um convênio  que já dura há  4 anos com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,  alunos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul mantêm quintais orgânicos de frutas nas propriedades em que vivem

 

Divulgação/Efasc

Estudantes da Efasc cultivam quintais orgânicos nas propriedades da família
 
Rolf Steinhaus
João Reis: expectativa de manter a parceria por muito tempo