A participação de estudantes da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) resultou em oito medalhas.
A divulgação dos premiados ocorreu na última segunda-feira, 14, no site das entidades. A Educar-se, então, conquistou uma medalha de prata e três de bronze na OBA, e quatro de bronze na MOBFOG. No total, 13 estudantes do 6º ano e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio participaram das competições. As medalhas e os certificados, no entanto, serão enviados em janeiro.
“A participação da Escola, nesse ano, representa um avanço em relação ao estudo da Astronomia e a valorização do potencial individual do estudante, pois os participantes se identificam com a temática”, afirma o professor de Física, Charles Bruno da Silva Melo. Além dele, os grupos também contaram com o acompanhamento da professora e Rafaela Bressan Tadiello, de Ciências.
As provas teóricas foram realizadas na primeira quinzena de novembro, no formato virtual. No período, também ocorreu o lançamento de foguetes, na pista de atletismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Como trata-se de um evento nacional, ficamos felizes pelo desempenho, o que configura a Educar-se como referência no fomento do ensino de Astronomia”, acrescenta Charles.
Âmbito internacional
Além de garantir a medalha de prata, o estudante Tales Mateus Rachor, do 2º ano do Ensino Médio, também foi convidado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para participar da pré-seleção para as olimpíadas internacionais de Astronomia, em 2021. O formato, presencial ou virtual, bem como o local de realização ainda serão definidos.
“Fiquei muito feliz ao saber do meu desempenho na prova da OBA, e ainda mais por ser pré-selecionado para uma competição internacional. Parte dessa conquista se deve ao professor Charles, que me incentivou a participar e me orientou sobre como realizá-la da melhor forma. Será uma experiência muito boa e desafiadora, e espero poder representar bem a Escola Educar-se”, afirma o jovem.
Medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Tales Mateus Rachor
Medalhistas de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Arthur Lagemann Sippel
Bernardo Remedi Ocanha
Laura Fritsch Neitzke
Medalhistas de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
Bernardo Remedi Ocanha
Clara Hernandes Machado
Pedro Kurosaki
Vivian de Castro
Demais participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Davi Eichelberger
Pedro Kurosaki
Bárbara Marques
Gabrielle Luize Herzog Soder
Helena Müller
Isadora Luz Donicht
Laia Taverna Lawisch
Thaís Elizabeth Müller
Vivian De Castro