Início Educação Educar-se apresentou a sustentabilidade fashion

Educar-se apresentou a sustentabilidade fashion

Alyne Motta – [email protected]

Quem disse que moda e sustentabilidade não combinam? Em meados de fevereiro, um seleto grupo de professores, preocupados com mais um ano letivo que se iniciaria, pensou em um projeto que despertasse nos alunos a curiosidade, ampliasse conhecimentos e aumentasse a gana por um mundo mais sustentável.
Surgiu, então, após os primeiros contatos com os alunos, o projeto Sustentabilidade Fashion, desenvolvido pela Escola de Educação Básica Educar-se. Ao longo do ano foram trabalhados os mais diversos assuntos, buscando despertar a consciência dos alunos.
Para encerrar o trabalho, aconteceu na manhã de segunda-feira, o desfile Sustentabilidade Fashion, cujo objetivo era mostrar que a moda não significa consumismo e que é possível estar dentro dela aproveitando tudo que se tem em casa, dando uma nova cara pras roupas.
Conforme a professora de língua portuguesa, Januska Kuntzer, o foco do desfile foi mostrar as diferentes formas de moda. “Os alunos aprenderam e mostraram que a moda está em tudo, seja se divertindo com os amigos, seja em um evento mais formal ou mesmo na escola”, afirmou ela.
Mostrando tudo isso, os estudantes da 5ª e 6ª série desfilaram com os uniformes, roupas preferidas, camisetas confeccionadas com garrafas pet, peças que customizaram em sala de aula, além de criarem depoimentos criativos das suas roupas mais preferidas.
Para a professora Januska, a sementinha sobre o assunto foi plantada em cada aluno. “Sabemos que vamos conseguir mudar o todo quando cada um tiver a consciência de si. E o primeiro passo está sendo dado”, avalia. Em 2012, o projeto de sustentabilidade deve seguir, ganhando outro enfoque.

ARMAZÉM DE IDEIAS
Neste mesmo clima, os estudantes lançaram mais uma edição da revista Armazém de Ideias, produzida por eles, alunos da escola, também no foco da moda e sustentabilidade. A revista é um projeto da escola, desenvolvido há vários anos, sob a coordenação da professora Mirela Hoeltz.
Nas vinte páginas é possível encontrar informações sobre jogos, sites, filmes, dicas, entrevistas de ex-alunos, notícias, fotografias, passatempo e é claro, assuntos sobre a moda e sustentabilidade. O lançamento ocorreu após o desfile, com a presença dos alunos da escola.

Divulgação Educar-se

Os alunos mostrando sua moda sem consumismo

Divulgação

A edição de dezembro do Armazém de Ideias

Divulgação Educar-se

Com projeto, alunos passaram a ter um consumo consciente