Jéssica Ferreira
[email protected]
Um dos projetos educacionais, sociais e espirituais mais importantes de Santa Cruz do Sul iniciou seu trabalho no último dia 15, isto é, o Educandário Thales Theisen tem atualmente atendido em torno de 20 crianças. O diferencial do local está no envolvimento com as famílias, ou seja, a nova instituição objetiva, também, promover a integração da família através da participação no grupo de pais, abordando temáticas da família espírita, bem como a promoção de palestras doutrinárias. Segundo a diretora do Educandário, Miriam Ester Theisen, a importância da família se envolver com o que a criança aprende é essencial. “Não adianta a criança receber um tipo de educação na escola se na família não houver continuidade, por isso estaremos sempre buscando o envolvimento das famílias”, conta.
O plano pedagógico foi preparado pela Secretaria Municipal de Educação do município, com apoio de membros da sociedade espírita. Segundo o secretário Nasário Bohnen, na Constituição a educação é responsabilidade, por isso, todas as iniciativas pautadas com fundamentos receberão apoios. “O trabalho só tem de ajudar e contribuir ao município com esta iniciativa. Eu mesmo estive lá nesta semana e fico feliz em ver um trabalho assim desenvolver. Alguém que olhou para as necessidades do município e olhou de maneira certa a ponto de contribuir positivamente para a comunidade”, declarou. A Prefeitura também dará suporte financeiro para a escola, porém, grande parte é por doações da comunidade. As atividades com as famílias serão desenvolvidas por voluntários da Caminho da Luz e da Francisco de Assis.
O Educandário Thales Theisen irá atender crianças de três a seis anos de idade. A estruturação do plano pedagógico será calcada no Método Montessori e conceitos de Jean Piaget. O prédio do educandário contém, no primeiro piso, salas de aula e de recreação, cozinha, refeitório, banheiros e outros. No segundo piso, conta com um auditório (ainda em acabamentos) com capacidade para 700 pessoas.
Jéssica Ferreira
Atualmente o Educandário tem atendido 20 crianças, com espaço para no máximo 25
Início do Projeto
Idealizada por um grupo de trabalhadores da tradicional casa espírita A Caminho da Luz, a sociedade iniciou suas atividades em 2012, sob a liderança de Nilvo Theisen, Ênio Medeiros e Cláudio Spengler. Naquele ano, foi obtido, junto ao governo municipal, um terreno de 6,5 mil metros quadrados, na Rua Um, nº 15 (próximo ao Presídio), no Bairro Faxinal Menino Deus, e foi iniciada a luta pela implantação do educandário. O nome “Thales Theisen” foi visto em homenagem ao filho do casal Nilvo e Miriam Ester Theisen, que faleceu em 1999, aos dez anos de idade devido a uma enfermidade, porém mesmo assim, o menino sempre deu lições de coragem e ânimo. O incentivo à educação e a força de sua mensagem foram determinantes para a fundação do educandário, que vai focar-se em uma metodologia que prioriza o Ser no momento de Regeneração.