O Centro Universitário Internacional Uninter, posicionada entre as dez maiores instituições de ensino superior do Brasil e um dos únicos grupos educacionais 100% nacional, acaba de alcançar a marca de um milhão de alunos. São cerca de 500 mil profissionais formados e mais de 500 mil estudantes atualmente ativos em um portifólio de 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, técnico e extensão, nas metodologias presencial, a distância e híbrido.
“Alcançamos este número graças a uma filosofia que rege o nosso trabalho: oferecer uma educação de qualidade, acessível e democrática, levando capacitação profissional dos grandes centros, até aos lugares mais remotos do Brasil”, afirma o reitor da Uninter, Benhur Gaio.
Cerca de 90% dos cursos do Centro Universitário são ofertados na modalidade a distância, que segue um ritmo de crescimento ininterrupto. Essa tendência também é comprovada pelo mercado educacional brasileiro. Em 2019, antes mesmo da pandemia, o número de ingressantes em cursos a distância ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial na rede privada, segundo dados do Censo da Educação Superior. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos que iniciaram seus estudos em instituições privadas optaram por cursos a distância.
Já em 2021, este índice saltou para 62,8%, ou seja, mais de 3,7 milhões de estudantes escolheram a educação a distância, segundo o último censo.
Crescimento Uninter
Entre as estratégias utilizadas pela instituição para alcançar um número tão expressivo de alunos, está o aumento de portfólio de cursos que, a cada ano ganha novas opções de graduações e pós, focadas em tendências do mercado de trabalho.
Outro grande investimento ao longo dos anos foi a expansão de polos. Para se ter uma ideia, as unidades saltaram de 480 em 2018, para mais de 700 em 2021. Atenta também aos brasileiros que estão em outros países sem formação superior, a Uninter possui 13 polos internacionais. São nove unidades nos Estados Unidos, dois na Europa e dois no Japão.
Com sede em Curitiba/PR, a Uninter foi uma das instituições pioneiras em EAD no país. Há 25 anos o grupo iniciou com duas faculdades, a FatecPR e a Facinter, que em 2012 foi autorizada pelo Ministério da Educação a se consolidarem e se tornarem um Centro Universitário, ganhando autonomia na criação de novos cursos.
De lá para cá, a evolução do grupo foi marcada por grandes investimentos em tecnologia e inovação. “Mais que ser uma instituição reconhecida por seus diferenciais tecnológicos, nosso propósito é atender cada aluno em suas particularidades. Temos estudantes de norte a sul do Brasil, e conhecemos a realidade de cada local. Por isso, disponibilizamos diferentes formatos de materiais didáticos, aulas ao vivo e gravadas, suporte presencial nos polos, aplicativo exclusivo, simuladores 3D para cursos da área de saúde, laboratórios portáteis individuais para determinados cursos, como os de Engenharia, por exemplo. Mesmo a distância, estamos sempre perto dos nossos estudantes”, afirma Gaio.
Ainda segundo o reitor, todo esse cuidado com o aluno se reflete diretamente nos índices de empregabilidade dos egressos e nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), sendo a Uninter uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil recredenciada com a nota máxima e conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC).
Serviço:
Em Santa Cruz do Sul, a Uninter está localizada na rua Sete de Setembro, 145 – Centro.
Informações: (51) 3902-5920