Início Educação Educação revitaliza escolas para retorno

Educação revitaliza escolas para retorno

No total, 47 prédios, incluindo escolas de ensino fundamental (emefs) e de educação infantil (emeis), recebem reparos

Fotos: Isadora Oliveira
Kauane, de 5 anos, estreia na Emef Duque de Caxias

Com o período de férias nas escolas, a Secretaria de Educação (SEE) aproveita a pausa na movimentação nas instituições de ensino para executar melhorias. Embora o serviço de manutenção aconteça o ano todo, é no recesso escolar que os trabalhos se intensificam.


De acordo com o responsável pelo setor de Infraestrutura da SEE, Fabio Marciano da Silva, no total são 47 prédios, incluindo as escolas de ensino fundamental (Emefs) e de educação infantil (Emeis), que recebem reparos em suas estruturas.


As intervenções, que ocorreram durante todo o ano passado e tem sequência neste período de férias, incluem serviços de pintura interna e externa, instalação e reforma de toldo nos acessos, melhorias na iluminação, instalação de playgrounds, entre outros.


Em seu primeiro ano na Escola Municipal Duque de Caxias, a pequena Kauane Ramos, de 5 anos, acompanhada pela mãe, Janine, foi realizar sua matrícula na última semana para ingressar no quinto ano e já experimentou as novidades no pátio da instituição. “Ficou maravilhoso, quanto mais brinquedos para a criançada, melhor. Já tenho um filho com 10 anos que estuda aqui e ele ama esta escola”, revelou a mãe.

Nas Emefs

Pois a escola de Kauane é um dos educandários que recebeu uma atenção especial na revitalização dos espaços. Além do novo playground com tapetes emborrachados e grama sintética, na instituição também foi finalizado o muro de contenção. Em outra escola, a São Canísio, do Bairro Dona Carlota, foi instalado um portão de acesso lateral e uma calçada para escoar a água da chuva. Também foi colocada uma aba de proteção para a chuva na parte da frente do prédio e instalado um equipamento de playground. Com média de 700 alunos, a Emef Harmonia, do Bairro Santa Vitória, uma das maiores escolas do município, também recebeu melhorias. Foram realizados reparos na iluminação interna do pátio, pintura do muro no entorno e na parte externa do ginásio, assim como a pintura interna e externa das salas de aula. Também foi instalada uma aba de proteção para a chuva na fachada da escola. Um equipamento de playground também foi instalado.


Já na Emef José Leopoldo Rauber foi ampliada a cobertura da varanda com telhado de zinco em toda a fachada, instalada uma calçada na parte externa para facilitar o escoamento da água da chuva e realizado o reboco no muro, restando ainda somente a pintura. Na Emef Normelio Boettcher, do Bairro Vila Nova, a fachada recebeu pintura nova e reparos nas lixeiras. Na Emef Guido Herberts, do Bairro Várzea, foi realizada a reforma em salas internas do setor administrativo, com piso novo e pintura. Um portão eletrônico e uma cobertura foram instalados no acesso dos alunos. No corredor do segundo piso, um janelão de vidro para evitar a entrada da chuva foi instalado. E no espaço externo, a pracinha com os brinquedos foi totalmente revitalizada.

Na Emef Dona Leopoldina, uma aba para proteção em dias de chuva


As escolas do interior também recebem uma atenção especial. Na Emef Rio Branco, de Linha Saraiva, foi realizada a reforma dos sanitários, com a colocação de azulejos e novos acessórios. A Emef Emanuel, de São José da Reserva, recebeu um portão eletrônico e um equipamento de playground.


Na Emef Guilherme Simonis, de Boa Vista, foram realizadas a revitalização na tela da quadra de esportes. Já na Emef Cardeal Leme, de São Martinho, foi instalado um janelão nos corredores para proteção em dias de chuva e o piso do pátio recebeu uma nova estrutura. Já na Emef Dona Leopoldina, em Linha João Alves, foram executados vários reparos como a revitalização nos sanitários e a instalação de cobertura entre os prédios na área externa. Também foram instalados um equipamento de playground e uma caixa de areia cercada para as crianças menores brincarem.

Nas Emeis

Muitas das escolas dos pequenos receberam uma atenção especial no ano que passou e o serviço de melhorias no período de férias vai continuar. Na Emei Beija Flor, do Bairro Várzea, foi realizada a revitalização do toldo de entrada, melhorias nas lixeiras e nos espaços internos. Já na Emei bem-Me-Quer, do Bairro Cohab, foi instalado um solarium e um espaço com grama sintética para realizar atividades pedagógicas com a garotada. Na Emei Margarida, do Bairro Margarida Aurora, também teve várias melhorias. Além da instalação de grama sintética no pátio externo, os sanitários foram totalmente renovados, com acessórios novinhos como espelhos, vasos, pias e azulejos. Um toldo e uma rampa de acesso também foram instalados. Já a Emei Pingo de Gente, do Bairro Verena, também recebeu reparos. O principal deles foi a revitalização da pracinha.

Sanitários na Emei Margarida totalmente renovados


Na Emei Criança Feliz, do Bairro Bom Jesus, foi executada a reforma dos sanitários e instalada a cobertura para duas áreas com solarium. A mesma estrutura com telhado translúcido foi instalada na Emei Gente Miúda, do Bairro Bonfim. A Emei Aliança também passou por diversas melhorias como a reforma do muro, pintura dos postes e revitalização da pracinha. Já na Escola de Educação Infantil Sildo Goettert, do Bairro Castelo Branco, inaugurada no ano passado, foi instalado um portão eletrônico para garantir a segurança dos pequenos, um toldo de acesso na entrada e um espaço com solarium.


Na Emei Vila Nova foi realizada a pintura do gradil de proteção e melhorias na pracinha. Na Emei Mundo Mágico foi instalada uma aba para proteção em dias de chuva e um espaço com grama sintética com solarium foi adaptado. Na Emei Raio de Sol, do Bairro Belvedere, foi realizada a revitalização da fachada, troca de tela e um espaço novo com grama sintética.


Já na Emei Vovô Arno, do Bairro Esmeralda, foi realizada melhorias nas lixeiras e reboco no muro, além da instalação de novas floreiras. Na Emei Pequeninos do Faxinal, do Bairro Faxinal Menino Deus, foi feita a revitalização do muro, colocação de novos postes e reboco. Na Vovô Arlindo, do Bairro Santa Vitória, foi realizada reforma na grade de proteção e pintura na fachada.


O secretário de Educação, Wagner Machado, salienta a importância dos investimentos na revitalização das Emeis e Emefs, para que no ano letivo de 2023 os estudantes sejam bem recebidos. “Todo este nosso empenho é para que a comunidade escolar receba um espaço lúdico, limpo, organizado e seguro, apto para os alunos desbravarem o conhecimento nas diversas aventuras do saber que 2023 reserva para eles”, afirmou.
O prefeito em exercício, Elstor Desbessell, ressalta o planejamento da administração para realizar obras. “O período de férias escolares é o tempo ideal para realizarmos a manutenção e a adaptação dos espaços nas nossas escolas, para que nossos alunos da rede municipal estejam em segurança e, em especial, em um ambiente que favorece o aprendizado”, destacou.


Já a prefeita Helena Hermany, que está em férias, destaca os investimentos na área de educação. “Desde o início da nossa gestão, a educação de nossas crianças e adolescentes é prioridade. Investimos muito em novas tecnologias nas salas de aula, inauguramos novas creches, ampliamos escolas e adquirimos uniformes para os estudantes. Tudo isso para que nosso aluno continue motivado a estudar e se preparar para o futuro”, declarou.
O ano letivo na educação infantil, na pré-escola, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos inicia em 22 de fevereiro.