Início Especiais Educação

Educação

Diego Dettenborn – [email protected]

 
Volta às aulas
 
No mês de fevereiro mais de 12 mil estudantes de 51 cursos de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciaram as aulas no dia 25. Na primeira semana ocorrerão atividades especiais propostas pela instituição para receber os acadêmicos. No dia 28 de fevereiro, o então reitor Vilmar Thomé e a pró-reitora de graduação, Carmen Lúcia de Lima Helfer, recebem os novos estudantes no Auditório Central. A festa de volta às aulas aconteceu no dia 7 de março, no complexo da Inside. Já o show de volta às aulas ocorreu no dia 14 de março, no estacionamento da Universidade com Armandinho e Banda. 
 
 
Qualificação de professores
 
O Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ficou lotado na terça-feira, 19 de fevereiro, quando mais de 800 professores vindos de diversas cidades da região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, encontraram-se para assistir palestra, participar de oficinas e debater sobre educação. O evento tratava-se do Encontro Regional do Programa União Faz a Vida, projeto que tem o objetivo de construir valores a partir dos princípios de cooperação e cidadania.  Promovido pela Sicredi, em parceria com a Unisc, o dia de atividades iniciou com palestra ministrada pelo professor Ricardo Casco, doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que abordou o tema “Professor como sujeito de transformação social para uma educação cooperativa”. 
 
Piso dos professores municipais
 
Foi no começo do mês de abril que foi dado o maior passo no que diz respeito ao reconhecimento dos profissionais da educação no município. No dia 2, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP), anunciou que a partir do mês de julho o salário básico dos professores municipais seria então equiparado ao piso nacional do magistério. 
 
 
Rolf Steinhaus

Prefeito Telmo Kirst anunciando nova situação para os professores
 
 
 
 
 
 
Greve das escolas estaduais
 
Boa parte das escolas estaduais de Santa Cruz do Sul amanheceram de portas fechadas no dia 23 de abril. Em todo o Estado, professores e funcionários paralisam suas atividades até a quinta-feira, 25, em função de uma grande mobilização da categoria, a qual o 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) faz parte. Na pauta das principais reivindicações, estavam o cumprimento da Lei do Piso Salarial, a promoção e valorização da categoria, além da melhora na estrutura das escolas.
 
Protesto em prol dos professores
 
Em 3 de setembro alunos e professores das escolas estaduais de Santa Cruz do Sul se reuniram em frente ao auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Se reuniram para realizar um protesto que reivindicava então o piso salarial de acordo com a lei, pelo valor de R$ 1.567,00 para uma jornada de 40 horas semanais e também a suspensão da reforma do ensino médio. 
 
Retorno da greve
 
Uma assembleia reunindo os professores estaduais do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) no dia 13 de setembro decidiu pela suspensão da greve que acontecia desde o dia 23 de agosto. 
 
 
 
 
 
Nova reitora
 
A Unisc conheceu sua mais nova reitora no dia 12 de novembro. A Comissão Eleitoral Central anunciou a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer como a nova reitora da instituição. Encabeçando a chapa “Você no centro de tudo”, ela foi eleita com 50,87% dos votos, seguida de Carlos Renê Ayres, com 27,58%, e o professor João Pedro Schmidt, com 21,55% dos votos. A cerimônia de posse dos eleitos aconteceu na segunda quinzena de dezembro e os cargos serão assumidos oficialmente em janeiro.
 
Rolf Steinhaus

Nova reitora Carmem Lúcia e Vilmar Thomé, na posse que ocorreu no dia 19 de dezembro